Conselhos Tutelares de Contagem implantam novo número para acionar plantonistas

A partir de agora, o morador deve para ligar para o número 153 em horários fora do expediente. A ligação é gratuita

O telefone de acesso ao plantão dos Conselhos Tutelares de Contagem foi unificado. A partir deste mês, a comunidade pode acionar o plantão ligando apenas para o número 153, independente de qual região esteja. A mudança é uma iniciativa da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com o objetivo de facilitar o acesso da população ao serviço e otimizar o atendimento às demandas.

Antes da implantação do 153, o acionamento ao plantão era feito por meio de sete números diferentes de celular. Sem saber exatamente qual número acionar, o morador tinha que ligar várias vezes até acertar o número do plantonista que estava de plantão naquele dia. Isso gerava transtorno e confusão para o morador, além de onerá-lo, pois a ligação era paga.

Já para o 153, a ligação é gratuita. O novo número, além de fácil memorização, vai agilizar o atendimento e acolhimento das famílias que precisam do serviço. O 153 pode ser acionado após às 17h, de segunda a sexta-feira, e 24h nos finais de semana e feriados. No plantão, os conselheiros atendem fora do horário de expediente, em regime de sobreaviso.

Atualmente, Contagem possui sete Conselhos Tutelares e conta com 35 conselheiros para atender as demandas da população, atuando na fiscalização e no recebimento de denúncias de violações de direitos, além de serem responsáveis pela aplicação das políticas públicas voltadas à população infantojuvenil. Os sete Conselhos Tutelares da cidade estão distribuídos da seguinte forma: Eldorado, Vargem das Flores, Industrial, Petrolândia, Nacional, Ressaca e Sede.

Reportagem: Carol Cunha
Publicação: 07/06/2018