Conselho Tutelar Sede promove seminário com representantes de escolas para melhorar atendimento às denúncias

Objetivo é estreitar os laços entre o conselho e as escolas

Pedagogos e diretores de escolas da Regional Sede de Contagem participaram do Seminário “Conselho Tutelar e as Escolas Caminhando Juntos”. Fortalecer a rede de proteção de direitos, atribuição do órgão, fluxos, orientações para acionamento, encaminhamento de demandas, identificação de violação de direitos foram alguns dos assuntos abordados.

Um dos objetivos do evento foi construir parcerias e fortalecer a rede de proteção de direitos, como reforça a conselheira tutelar, Ariana Lourenço. Ela ainda destaca que o Seminário teve como foco estreitar a relação do conselho com as escolas, alinhar as formas de identificar possíveis violações contra as crianças para que possam ser devidamente apuradas pelo órgão público.

Melhor atendimento

O presidente dos Conselhos Tutelares de Contagem, Felipe de Freitas, lembrou o quanto foi importante a Regional Sede ganhar um Conselho. “As demandas encaminhadas por todos equipamentos ao Conselho passaram a serem atendidas com maior agilidade, o que gerou também melhorias para o atendimento ao público em geral”, ressaltou.

O Conselho Tutelar Sede foi inaugurado em dezembro de 2017. E deste então, 1085 denúncias foram já foram atendidas.

O diretor da Escola Municipal Professor Geraldo Basílio Ramos, Diego Gomes, também caminhou na mesma linha e destacou que essa inauguração foi muito importante, principalmente para facilitar o encaminhamento dos casos, que anteriormente eram repassados para o Conselho da região de Nova Contagem. Gomes ainda ressaltou que o Seminário foi muito esclarecedor. “Acredito demais nessa parceria entre o Conselho, comunidade e a escola. Espero que a gente consiga de fato mudar esse cenário educacional e que a nossa sociedade também possa avançar neste sentido”, explicou.

Reportagem: Edivaldo Miranda
Foto: Elaine Castro