Conheça Contagem e sua história: os significados presentes no brasão municipal

A cidade de Contagem, famosa por suas histórias, gastronomia e pessoas traz diversas curiosidades, muitas delas desconhecidas dos próprios munícipes. Uma dessas curiosidades está em seu brasão. Talvez várias delas. Afinal, são diversos os símbolos que estão ali representados, todos com muitos significados e origens.

Aliás, os símbolos presentes não são por acaso. O campo azul, por exemplo, lembra a tradição portuguesa, remotas origens da cidade, que serviu como ponto de registro e contagem de mercadorias, advindas de outros locais do Brasil. Contagem foi a capitania que pertenceu a Vasco Fernandes Coutinho e que serviu como posto fiscal do “imposto de contagens”, criado por D. João V.

Os cruzados de ouro também lembram a origem portuguesa. Já a chaminé e a jabuticabeira trazem referências da própria cidade. Enquanto a chaminé representa a riqueza industrial e caracteriza a indústria, que se desenvolveu, principalmente nas últimas décadas, a jabuticabeira lembra a riqueza agrícola e pastoril e os frutos do solo.

O formato do brasão também tem o seu porquê. Justifica-se pela proximidade do paralelo 20. Você sabia que todas as cidades, países e estados que estão próximos a este paralelo usam este formato?

Uma outra curiosidade está na faixa púrpura (roxo), com sete estrelas. Tudo tem seu significado. As sete estrelas em campo roxo representam as sete dores de Nossa Senhora, que sob o título de Nossa Senhora das Dores, é a padroeira da cidade.

Já a cor das estrelas retrata o privilégio da celebração do Jubileu das Dores, em Contagem, por concessão especial do papa Pio VII a uma das duas cidades autorizadas no Brasil.

Por fim, o listel dourado com a inscrição em latim “Populum Omnis Potestas a Deo”; significa “Todo poder vem de Deus pelo povo”.

Repórter João Cavalcanti