Concurso de Redação sobre Educação Ambiental é finalizado com premiação

A grande vencedora desta edição foi Luiza Soares Santos, de 15 anos. A garota levou pra casa, como premiação, um aparelho de celular.

Chegou ao fim o segundo Concurso de Redação sobre Educação Ambiental, promovido pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Fundação de Ensino de Contagem (Funec). A vencedora foi anunciada em evento promovido na Funec, unidade Riacho.

Destinado aos estudantes do primeiro ano da Funec, o concurso teve o objetivo de despertar o interesse dos alunos para as questões ambientais, como plantio de árvores e preservação ambiental. Para a educadora ambiental, Iara Lúcio, uma das coordenadoras do concurso, essa segunda edição do concurso de redação contemplou os alunos da Funec, jovens entre 16 e 18 anos, em sua maioria. “Na primeira edição, direcionamos o concurso para alunos mais novos, de quinta séria. Neste ano, optamos por desenvolver a escrita e a leitura com estudantes mais velhos. É com muita satisfação que a gente pôde dar continuidade a esse projeto, que estimula os alunos a pensarem na qualidade de vida da cidade. Tivemos boas redações e a escolha foi bem difícil”, relatou.

A vice-presidente da Funec, Raquel Parreira, comemorou o resultado da parceria com a Semad. “Foi fundamental, pois a questão do meio ambiente é de suma importância para nossa vida. Quando a gente trabalha esse tema com os nossos jovens, queremos ratificar a consciência da importância do meio ambiente e da sua preservação. Certamente, trabalharemos para formalizar mais parcerias como esta”, avaliou.

O tema deste ano foi “Arborizar Para Uma Vida Melhor”, na qual os participantes tiveram que debater sobre como o cuidado com o meio ambiente melhora a qualidade de vida nas cidades.

Vencedora

A grande vencedora desta edição foi Luiza Soares Santos, de 15 anos, que levou pra casa, como premiação, um aparelho de celular. “Foi uma das melhores experiências que eu já tive na escola, pois é um prêmio muito grande e com muita gente participando. Eu demorei muito pra ter essa ideia de texto. Fiz outras três tentativas antes e o meu professor me ajudou muito. Acho que a receita é usar a criatividade, estudar bastante e confiar muito”, comemorou.

O resultado deixou encantados os pais de Luiza. “É maravilhoso saber que seu filho se empenhou e alcançou um bom resultado”, disse a mãe, Aretha Soares. “É uma menina muito estudiosa e esse prêmio vem coroar o caminho que ela vem seguindo. Estamos muito orgulhosos”, completou o pai, Germany Leopoldina.

Rebecca Aguilar Ferreira e Francielle Gonçalves Anselmo completaram o pódio com os segundo e terceiro lugares, respectivamente. Elas ganharam uma caixa de som portátil (segunda posição) e um fone de ouvido (terceira posição).

O segundo Concurso de Redação sobre Educação Ambiental integrou as ações do Projeto Cidade Verde – Plantando Ideias e deve ter uma nova edição em 2020.

Reportagem: Túlio Andrade
Foto: Divulgação
Publicação: 06/11/2019