“Cine e Cultura” desembarca na Escola Eli Horta Costa para conscientizar os alunos sobre a preservação ambiental

Ônibus itinerante ofereceu sessões de cinema, workshops e apresentações teatrais com abordagens lúdicas a 25 estudantes.

Para conscientizar crianças e adolescentes sobre a preservação do meio ambiente, consumo e trânsito conscientes, reciclagem e alimentação saudável, o projeto itinerante “Cine e Cultura” passou por Contagem de 26 a 28 de junho. Houve sessões de cinema, workshops e apresentações teatrais com abordagens lúdicas. Vinte e cinco alunos da Escola Municipal Eli Horta Costa, no Centro da cidade, participaram de oficina de cinema para o aprendizado em noções básicas e técnicas de filmagem. O resultado foi a produção de três curtas-metragens como trabalho de conclusão, com certificados entregues aos participantes.

“Nosso objetivo é provocar a reflexão em crianças e jovens sobre as atitudes pessoais e de terceiros. Esta passagem pelas escolas é muito importante, pois os estudantes têm demonstrado vínculo com o projeto ao executar os trabalhos. A meta é multiplicar os agentes de conscientização e o melhor público está dentro das escolas”, destaca a coordenadora do “Cine e Cultura”, Grazi Sanches.

Para a diretora da Eli Horta Costa, Márcia Rocha, o projeto contribui com as propostas trabalhadas na escola. “É muito importante fazer da escola um espaço de movimento. Este projeto atende diretamente os trabalhos que desenvolvemos com nossos alunos. Levar conscientização e formação da cidadania para crianças e adolescentes contribui com o processo pedagógico e auxilia na execução das atividades escolares”.

Com média de uma hora de duração, a programação inclui uma peça de teatro e projeção de curtas-metragens. Ao final de cada sessão, são promovidos workshops sobre os temas apresentados. As crianças também ganham pipoca, livreto com informações e filipeta como marcador de página. O cinema inflável tem 15 metros de comprimento por quatro de altura, projetor, áudio e almofadas para acomodação dos alunos.

O projeto “Cine e Cultura” tem patrocínio do Atacadão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e é promovido pelo Instituto Eco Ambiental e Social (Ieas) e Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania, com parceria da Secretaria Municipal de Educação. Além da Eli Horta Costa, foram contempladas nesta fase as escolas municipais Carlos Drummond de Andrade (Riacho) e Otacir Nunes dos Santos (Funcionários).

O Ieas é uma organização de sociedade civil de interesse público (Oscip) sem fins lucrativos, com foco na preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável.

Reportagem: Marcelo Grillo
Fotos: Newton de Castro Resende