Cinco novas Umeis abrirão 1.772 vagas para alunos de 0 a 5 anos

Unidades de Educação Infantil ficam prontas até fevereiro de 2019

A Prefeitura de Contagem está ampliando o número de Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis). Estão sendo construídas cinco escolas nos bairros Tropical, Lúcio de Abreu, Vale das Orquídeas, Arvoredo e Colonial. Serão mais 1.772 vagas para crianças de 0 a 5 anos. As obras foram iniciadas em outubro e a previsão é que sejam finalizadas em até 16 meses, ou seja fevereiro de 2019.

Atualmente, a rede municipal de ensino de Contagem conta com 37 Umeis para 9.567 estudantes com até 5 anos. Em 2017, foram criadas 700 novas vagas na educação infantil. Com as cinco novas Umeis, a Secretaria Municipal de Educação alcançará a marca de 2.472 vagas criadas em dois anos (fevereiro de 2017 a fevereiro de 2019).

Além disso, com a organização da rede municipal de ensino serão abertas, em 2018, 2.351 vagas para alunos de 0 a 5 anos. Contagem será a primeira cidade a zerar o déficit nessa faixa etária.

Estrutura

Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, o investimento para a construção das cinco novas Umes será de R$ 8,9 milhões. As escolas terão dois blocos e pátio coberto. A área externa terá playground, jardins e estacionamento.

Serão vários ambientes nos blocos. O bloco A terá hall, secretaria, sala de professores e de reuniões, direção, almoxarifado, sanitários com acessibilidade para pessoas com deficiência física (adulto e infantil), lactário, salas de atividades Creche I (crianças de 0 a 11 meses), fraldários, depósitos, espaço para amamentação, solário, copa, lavanderia, bancadas, vestiário masculino e feminino, refeitório, cozinha e depósito de lixo orgânico e reciclável.

No bloco B haverá duas salas de atividades creche II (crianças de 1 ano a 1 ano e 11 meses), dois sanitários infantis, duas salas de atividades creche III (crianças de 2 anos a 3 anos e 11 meses), um sanitário com acessibilidade para pessoas com deficiência física (infantil), quatro solários, sala multiuso, quatro salas da pré-escola para crianças de 4 a 5 anos e 11 meses, dois sanitários infantis, dois sanitários para professores, pátio coberto, espaço de integração entre as diversas atividades e faixas etária, e playground.

Reportagem: Stella Santiago
Foto: Elias Ramos