Cinco escolas de Contagem assinam termos de compromisso com o Instituto Arcor Brasil

A parceria visa desenvolver nos alunos e familiares hábitos alimentares mais saudáveis

Cinco escolas da rede municipal de ensino foram contempladas pelo Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável executado pelo Instituto Arcor Brasil. A proposta tem por objetivo apoiar iniciativas que tornem os ambientes escolares mais alegres e com alunos mais saudáveis, focando na alimentação e vida ativa. A assinatura dos termos de compromisso aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), no Hotel Actuall. A iniciativa é do Grupo Arcor em parceria com a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

O programa, que acontece pela primeira vez, recebeu inscrição de 48 projetos e desse total foram escolhidas 20 propostas. Além de Contagem, também participaram da seleção escolas públicas dos municípios paulistas Campinas, Rio das Pedras e de Bragança Paulista, e os pernambucanos Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Oficinas de elaboração de projetos foram promovidas previamente nos seis municípios e contou com a participação de 239 educadores.

No município de Contagem, receberão suporte técnico e financeiro, as seguintes escolas e projetos educativos: Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca: “Desvendando novos Hábitos”; Escola Municipal Professora Lígia Magalhães: “Hábitos Saudáveis para uma Vida Ativa”; Escola Municipal Dona Cordelina Silveira Mattos: “Saudável Mundo Novo: recriando hábitos”; Escola Municipal Sônia Braga da Cruz Ribeiro Silva: “Brincar e Comer: uma mistura saudável”; e Escola Municipal Professor Hilton Rocha: “Saúde e Alimentação – Atitude e ação”.

Para a secretária de Educação, Sueli Baliza, os benefícios virão de maneira coletiva. “Os maiores beneficiados serão os estudantes, escolas e as comunidades onde elas estão inseridas. É necessário falar da boa alimentação para as crianças e principalmente para os pais. A escola não existe somente dentro de seus muros, isso significa que a relação entre escola e o ambiente no entorno precisa ser mais estreita. Queremos que nossas crianças desenvolvam bons hábitos alimentares e cresçam saudáveis. Essa parceria entre a empresa, instituto que é uma organização do terceiro setor, e o poder público será um grande sucesso”, relatou.

Segundo a coordenadora de programas socioeducativos do Instituto Arcor, responsável pelo investimento social do Grupo Arcor do Brasil, Milena Porrelli Drigo Azal, investir na educação é sempre uma medida importante. “Esse programa é novo, portanto é a primeira edição na cidade de Contagem, embora a empresa já atue no município desde 2006, fomentando outros projetos nas escolas. O que nos faz desenvolver estas ações é fato de acreditarmos nas pessoas, sobretudo nos educadores, e comunidades onde atuam. O instituto dá esse suporte apoiando no desenvolvimento de iniciativas transformadoras. A educação é um belo exemplo disso”, informou.

Além do Brasil, o Grupo Arcor, também implementou a proposta na Argentina e no Chile envolvendo crianças e seus famílias, organizações da sociedade civil, prefeituras entre outras instituições.

Reportagem: Anderson Pena
Foto: Elaine Castro