Cemei utiliza contos de fadas para ensinar a cidadania

O evento contou com a participação dos pais para a construção do projeto “Contos e Encantos”.

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Ipê Amarelo, na Regional Vargem das Flores, apresentou aos pais e moradores da região, a VII Mostra Cultural Contos e Encantos. Um trabalho institucional desenvolvido pela diretora, professoras e pedagogas de um jeito especial para as crianças.

Durante meses, a escola procurou trabalhar com as crianças temas que remetessem aos contos de fadas dos livros infantis, mas com uma abordagem diferente. O corpo docente do Cemei, criou uma didática em que os alunos transmitem mensagens de cunho harmonioso, voltados para a cidadania.

Personagens caricatos e famosos como a Mulan, Chapeuzinho Vermelho e Pocahontas, “estiveram” no local e deram asas à imaginação. A mensagem foi transmitida de uma forma para que as crianças entendam os conceitos de viver de forma feliz e respeitosa. “Foi tudo maravilhoso, como eles são muito novos resolvemos ensinar os conceitos básicos com historinhas para que elas pudessem aprender e se divertir”, destacou a diretora, Soraia Aparecida dos Santos.

Cerca de 130 alunos, do 1° e 2° turnos, participaram do evento que foi aberto ao público. Cada tema foi exposto em uma sala, para que a comunidade e os alunos pudessem ver os trabalhos feitos durante o ano. “Desenvolvemos o contexto de conto de fadas de um jeito simples e compreensível para as crianças. Apresentamos temas sobre o preconceito, respeito, valores e virtudes de forma lúdica e prazerosa”, finalizou a pedagoga, Valdenete Rezende.

Os pais tiveram participação importante durante a confecção dos trabalhos. Eles se reuniram com a direção da escola, ao longo do ano, para debaterem o conteúdo dos trabalhos.

Reportagem: Nayara Macedo (sob supervisão de Leonardo Melo)
Foto: Ricardo Lima