Carreta transporta cultura até estudantes de Contagem

Em parceria com a Fundac, Grupo Asas promoveu atividades para alunos de escolas públicas e privadas

Centenas de estudantes contagenses puderam participar na última semana de brincadeiras, pinturas, atividades de expressão corporal e teatro promovidas pelo Grupo Asas, em parceria com Fundação Cultural do Município de Contagem (Fundac), voltado para escolas públicas e privadas. As atividades foram dentro de uma carreta itinerante com toda a estrutura necessária para os alunos.

Os idealizadores do evento acreditam que trabalhar com crianças via teatro, e levá-los para mais perto da cultura, tende a enriquecer o conteúdo escolar dos jovens. “Nós acreditamos que o teatro é a melhor forma de trabalharmos com crianças e adolescentes. O trabalho ajuda no desenvolvimento do corpo, funções coletivas, desenvolver liderança, respeitar o próximo e o incentivo da leitura. A ferramenta é lúdica e ajuda o aluno dentro da sala de aula”, explica Diego dos Santos Rosa, gerente de projetos.

A carreta esteve estacionada por quatro dias na Praça das Jabuticabas, no Centro, e levou oficinas aos alunos. Também fez parte da programação um workshop para o público adulto onde foi falado sobre a história do teatro e os seus idealizadores. Houve uma apresentação de um aplicativo chamado “fábrica de histórias”, criado pelo grupo, no intuito de mostrar a ferramenta como aprendizado com histórias do Brasil e dando aos alunos a possibilidade de interação com personagens digitais.
O presidente da Fundac, Paulo Prado, destacou que o trabalho extracurricular deve existir para levar crianças e adolescentes para ambientes onde o conhecimento possa vir, até mesmo, de forma jocosa. “É importante levarmos aos jovens a ambientes em que possam aprender e valorizar a nossa cidade. O nosso governo quer trabalhar a cultura junto à educação. Acredito que possamos caminhar juntos na valorização do estudante”, finaliza.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Newton de Castro Resende/Ronaldo Leandro