Atletas de Contagem brilham na etapa regional do Jemg

Vários alunos da cidade conquistaram vagas para a etapa estadual que acontece em Uberaba.

Atletas de diversas escolas de Contagem brilharam na etapa regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg/2017), ocorrida entre os dias 10 e 15 de julho, em Arcos. Na oportunidade, quatro atletas do xadrez e a equipe de voleibol feminino módulo I, do colégio Novos Tempos, conquistaram vagas para a disputa da fase estadual dos jogos, que vão acontecer em Uberaba entre os dias 31 de julho e 05 de agosto.

Quase dois mil atletas participaram da etapa regional em Arcos. A cidade foi representada por quatro equipes de modalidades coletivas (vôlei e Handebol) no masculino e feminino, por quatro duplas de peteca, e sete atletas de Xadrez. As disputas foram divididas em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 2005, 2004 e 2003) e o Módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 2002, 2001 e 2000).

As escolas municipais foram destaque na competição. No xadrez, dos sete atletas na disputa, quatro conquistaram a classificação para fase estadual. Gabriel Jacob Circuncisão sagrou-se campeão no módulo I e Ryan Salvino Corgosinho, conquistou o terceiro lugar no módulo II, ambos da Escola Municipal Sócrates Mariani Bittencourt. O atleta Gustavo Henrique Moselli da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade conquistou a vaga com o quarto lugar no módulo I, assim como Vinícius Soares Alvim, da Escola Municipal Heitor Villa Lobos, que conseguiu a classificação na mesma categoria.

Na peteca os estudantes da rede municipal continuaram se destacando, pois das quatro duplas de peteca, duas chegaram a grande final e ficaram com o vice-campeonato no masculino e feminino do módulo I. As duplas finalistas são da escola Heitor Villa Lobos.

Equipes

Das modalidades coletivas, três se classificaram para as semifinais e uma conquistou o título. O lugar mais alto do pódio foi ocupado pelas atletas do voleibol feminino módulo I do Colégio Novos Tempos, que também ficou com o vice-campeonato no handebol masculino módulo I. Já o Colégio Santo Agostinho conseguiu a medalha de bronze no handebol feminino módulo I.

Um programa esportivo social

Os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg/2017) é o maior e o mais importante programa esportivo social do Estado. Trata-se de uma competição esportiva educacional da qual podem participar as escolas públicas e particulares com alunos atletas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, dos 853 municípios.

Os Jogos acontecem em quatro etapas (municipal, microrregional, regional e estadual), em dois módulos. A Delegação de Contagem ficou alojada na Escola Estadual Dona Berenice de Magalhães Pinto, onde foi muito bem acolhida pelo diretor Flávio Batista Gonçalves e toda a sua equipe.

Reportagem: Noeme Ramos
Fotos: Ivan Carvalho dos Santos