Atletas da Confederação Brasileira de Judô visitam escolas municipais de Contagem

Estudantes recebem lições de autodefesa e respeito ao próximo

Durante toda a semana, 20 escolas municipais recebem os atletas da Confederação Brasileira de Judô(CBJ). O evento tem o objetivo de divulgar a história da arte oriental e aproximar crianças e jovens da prática esportiva. No tatame, os judocas fazem demostrações de lutas interagem com os estudantes. O ringue, próximo ao público, faz com que os espectadores não percam nenhum detalhe. Os golpes entre os adversários geram emoções. “São ações como essas que revelam homens e mulheres no cenário esportivo. O Brasil possui um celeiro de atletas que receberam incentivo dentro das escolas”, destaca Denilson Elias Silva de Oliveira, secretário adjunto de esporte, lazer e juventude

Até sexta-feira, cerca de seis mil estudantes, entre 8 e 17 anos, vão poder ter o contato com os melhores atletas da modalidade no Brasil. O judô é um esporte que prega bem além do que a autodefesa. Por trás da arte, desenvolvida em 1882, existem premissas embasadas em princípios como coragem, honestidade, respeito, autocontrole e amizade. “A Secretaria de Educação está engajada em trabalhar o esporte nas escolas de Contagem. Sabemos que qualquer prática esportiva ensina a disciplina, desenvolve o bem-estar, saúde, companheirismo e o brincar. São valores como esses que queremos formar alunos e atletas no município”, explica o secretário de educação, Joaquim Antônio Gonçalves.

A articuladora comunitária Élida Aparecida Vieira acompanha casos de estudantes expostos à vulnerabilidade. Segundo a profissional, o alinhamento entre esporte e educação pode suprimir problemas sociais que atingem crianças e jovens. “O esporte é uma forma de desenvolver o senso de cooperação, responsabilidade, respeito; enfim, diversos valores que são necessários para o desenvolvimento de uma sociedade melhor”, enfatiza Élida.

Desafio de judô no Ginásio Poliesportivo do Riacho
Na próxima segunda-feira (26), o Ginásio Poliesportivo do Riacho, vai ser palco do desafio internacional de judô. O confronto será entre Brasil e Portugal. O evento consiste em uma competição por equipes, apenas masculino, com cinco lutas nas categorias de peso -66kg, -73kg, -81kg, -90kg e -100kg. O torneio será transmitido pelo canal Sportv. A entrada é gratuita.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Newton de Castro Resende