Assistentes do Programa Mais Alfabetização passam por formação

Encontro foi uma forma de capacitar ainda mais os educadores que atuam na alfabetização de crianças

Os assistentes do Programa Mais Alfabetização, que atuam nas turmas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, das escolas municipais de Contagem, passaram por uma formação continuada. O foco é possibilitar a discussão e análise dos resultados dos trabalhos desenvolvidos com os estudantes em sala de aula.

Durante todo o dia, 120 profissionais discutiram sobre organização as metodologias do programa, as atribuições do cargo e os métodos pedagógicos aplicados para auxiliar os estudantes no aprendizado.

O Programa Mais Alfabetização é realizado em 55 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Os assistentes de alfabetização têm papel de auxiliar o trabalho do professor em sala de aula. Eles orientam os estudantes que apresentam dificuldades em relação à leitura, escrita e matemática.“O programa tem o objetivo da consolidação da alfabetização nos dois primeiros anos do ensino fundamental. A partir da avaliação da determinada dificuldade, o professor direciona o assistente para trabalhar as atividades que não foram consolidadas na alfabetização”, destacou a coordenadora do Programa Mais Alfabetização em Contagem, Tatiane Maria Braga.

Os assistentes de alfabetização podem utilizar jogos, brincadeiras e instrumentos lúdicos para despertarem nas crianças a lógica de funcionamento da escrita e leitura.

Reportagem: Júlio César Santos
Fotos: Geraldo Tadeu