Alunos da Funec concluem curso de inglês promovido em parceria com o escritório dos E.U.A em Minas Gerais

Dominar um idioma estrangeiro era algo impensável para estudantes da Fundação de Ensino de Contagem (Funec). Até que uma parceria, celebrada em 2018, entre a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o Instituto Ramacrisna e o Escritório Diplomático dos Estados Unidos da América em Belo Horizonte, deu a oportunidade a 30 alunos de aprender a língua inglesa, por meio de bolsas de estudos, sendo 15 da Funec – Unidade Oitis e 15 da Unidade Industrial.

Para melhor compreensão, o curso foi dividido em duas turmas. A primeira, composta pelos estudantes da Funec Oitis, recebeu os certificados de conclusão do curso na última quinta-feira (11), em solenidade promovida com as presenças do prefeito Alex de Freitas, da secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, da cônsul dos Estados Unidos da América em Minas Gerais, Rita Rico, do assessor de Assuntos Institucionais e Internacionais, Igor Tameirão e da vice- presidente do Instituto Ramacrisna, Solange Bottaro.

Orgulhoso pelos frutos gerados com a parceria, Alex de Freitas lembrou da importância de difundir um segundo idioma no país, já que pesquisas mostram que apenas 5% da população brasileira sabe se comunicar em inglês – e, destes, apenas 1% apresenta algum grau de fluência. “ Quando aprendemos uma nova língua, desenvolvemos o outro lado do cérebro e ampliamos nossas chances no mercado de trabalho. Por isso, quero dizer a cada um de vocês que estou orgulhoso. A partir de agora o céu é o limite, continuem estudando e buscando vôos mais altos”, recomendou o prefeito, parabenizando os estudantes.

Sueli Baliza destacou a tradição e a qualidade da Funec, que tem obtido bons resultados, inclusive, em exames nacionais. “Graças ao trabalho sério dos professores e a projetos como este, a Funec é referência no ensino. Não é por acaso que conquistou o 1º lugar do Enem dentre as escolas municipais e estaduais de Minas Gerais”, recordou. Por fim, a secretária disse aos formandos que uma nova janela para o mundo se abriu a eles. “Hoje vocês dominam a língua mais falado em todo o mundo. Parabéns”.

Comovida com o relatos dos estudantes e dos pais sobre o curso, a cônsul dos Estados Unidos da América em Minas Gerais, Rita Rico, acredita que seu escritório diplomático está no caminho certo. “É emocionante sabermos que estamos transformando vidas por meio do inglês e que escolhemos os parceiros certos para esse projeto. Saber um novo idioma é ter um mundo de oportunidades nas mãos, que passam por viajar e estudar fora. Espero que continuem aprimorando o inglês. Tenho a convicção que hoje é o primeiro passo para uma carreira promissora e uma vida social mais ampla.”, ressaltou Rico.

Representando a turma, as estudantes Flaviane Rodrigues dos Santos e Julia Alessandra Dias agradeceram oficialmente aos professores, pais e autoridades envolvidas no desenvolvimento do projeto. “De início imaginávamos que seria mais uma aula de inglês, exatamente igual a que estávamos acostumados, porém não foi bem assim. Durante seis meses tivemos aulas extremamente produtivas”, contou Flaviane.

Não menos feliz, a estudante Júlia Dias mencionou que o curso foi um sonho realizado. “Foi uma experiência incrível. Muitos dos nós iniciamos o curso com bastante dificuldade, mas na medida em que fomos tendo as aulas, as dificuldades foram desaparecendo. Se não fosse essa parceria, não sei se teria chances de fazer um curso de inglês. Sentirei saudades das aulas”, relatou.

O curso, chamado de Projeto Ampliando Horizontes, tem duração de seis meses. É ministrado na Escola de Idiomas Number One pela professora Camila Andrade. A próxima turma, da Funec Industrial, tem previsão para formar no final deste ano.

Reportagem: Carol Cunha
Foto: Ricardo Lima