Alunos da E.M. Professor Geraldo Basílio Ramos concluem curso do Guard

Por meio de dez encontros, os estudantes trabalharam temas atuais, a partir de uma análise crítica das influências presentes no mundo moderno, por meio de palestras, teatros e dinâmicas.

“O programa Guard ajudou minha filha e outros jovens a compreenderem a importância de serem disciplinados, dedicados aos estudos e, principalmente, a dizerem não às drogas. Durante os encontros os alunos conversaram sobre a importância de seguirem no caminho do bem, estou satisfeita em ver o reflexo dessa ação dentro da minha casa. O desempenho escolar da minha filha mudou para melhor, em casa ela também está mais obediente”. É o que relata Vânia de Souza, mãe de uma aluna da 6º série, formada pelo Programa Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (Guard).

No último sábado (30), a Gerência de Proteção Escolar da Guarda Civil de Contagem promoveu a segunda formatura do Guard, na Escola Municipal Professor Geraldo Basílio Ramos. Participaram da solenidade, a primeira-dama Luciana de Freitas, o secretário municipal de Defesa Social, Décio Camargos, o comandante da Guarda Municipal, Levi Sampaio, o coordenador do Guard, Arlindo Júnior Pereira de Almeida, representantes da Secretaria Municipal de Educação, integrantes da Guarda Municipal, professores, familiares e alunos da Escola Municipal Professor Geraldo Basílio Ramos.

Foram entregues os certificados aos alunos que concluíram os dez encontros do projeto da Guarda de Contagem. A banda da Guarda Municipal marcou presença, apresentando o hino nacional, o de Contagem e o do Guard. As vozes ficaram por conta dos alunos formandos, que também mostraram seus talentos apresentando o hino do Guard em libras.

O Guard é um programa educacional que trabalha para conscientizar crianças e adolescentes sobre o uso indevido e abusivo de drogas, prevenção da violência escolar e bullying. Por meio de dez encontros, os estudantes trabalham temas atuais, a partir de uma análise crítica das influências presentes no mundo moderno, por meio de palestras, teatros e dinâmicas e com a formatura para encerrar todo o processo. Contagem é a primeira cidade a implantar o programa Guard no estado de Minas Gerais, iniciando o projeto piloto nas escolas municipais José Ovídio Guerra e Professor Geraldo Basílio Ramos, atendendo 306 alunos.

Superintendente e coordenador do programa Guard, Arlindo Junior, ressaltou que a formatura foi um dia muito especial porque as crianças são motivadoras para que a sociedade busque uma vida melhor. “Vocês são o futuro na nossa nação. O compromisso que selaram hoje de respeitar os pais, a família, os professores e os colegas será cumprido. Eu confio em vocês. Considero que agora vocês são minha família. É muito gratificante implantar um programa com todas as dificuldades que o Brasil passa, acredito que há uma luz no fim do túnel e é com trabalho que a gente consegue melhorar o nosso país. Para conseguirmos um trabalho de excelência, a família foi muito importante. Nós da guarda instruímos, mas a continuidade é em casa com as famílias. Os professores são os pilares da escola e seremos sempre gratos por todo apoio dado neste período”, agradeceu.

A primeira-dama Luciana de Freitas parabenizou o empenho de todos os envolvidos e ressaltou a importância de programas eficazes que envolvem os jovens da cidade. “A orientação é fundamental para que os adolescentes não se envolvam com as drogas. Ouvi relatos que este programa tem ajudado também a melhorar o convívio com as famílias. E, na escola, o número de ocorrências por indisciplina diminuiu significativamente. Estou feliz em ver o envolvimento de alunos, diretores, da guarda civil e de agentes do Executivo e Legislativo para viabilizar o desenvolvimento de projetos como este. No próximo ano, mais escolas devem ser contempladas com as atividades do Guard”, ressaltou.

Reportagem: Nayara Vianna
Foto: Fábio Silva