Alunos aprendem sobre direito do consumidor em sala de aula

Procon Mirim incentiva estudantes a serem consumidores conscientes.

Cerca de 60 alunos da Escola Municipal Albertina Alves do Nascimento, da regional Ressaca, participaram da palestra do Procon Mirim, projeto criado em 2005 pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de Contagem (Procon-MG), ensinando o direito do consumidor. O objetivo é incentivar os estudantes a serem consumidores conscientes, mostrando situações que acontecem na vida cotidiana.Os assessores do Procon foram até a escola para explicar sobre o direito do consumidor as crianças. O objetivo foi passar para elas o conhecimento que será levado aos pais durante as práticas de consumos como compras de lanches em escolas, videogames, compras online de joguinhos e principalmente pelo acesso ao mundo digital.

A advogada e palestrante, Dafany Norberto Lagares, explica a importância de se ter uma conversa aberta com os estudantes. “Não só na vivência do Procon, mas na vivência do dia a dia, a gente percebe que dentro de casa a criança ela é chave principal. Tudo o que os pais compram, quase tudo é voltado para o público infantil. É a criança que mais consome, então ela deve aprender os seus direitos informar as pessoas de dentro de casa”, destaca.

Os estudantes lotaram o auditório da escola e a todo o momento havia participação dos estudantes de faixa etária de 7 a 12 anos de idade. O jovem estudante do 5º ano, Kauan Piero Jardim, se mostrou atencioso em saber sobre os direitos e deveres que a população tem no ato de comprar e receber o produto. “Eu aprendi que devemos procurar o Procon e exigir direitos conforme está na lei, se trabalharmos dessa forma não vamos errar”, enfatiza.

Para solicitar a palestra do Procon Mirim nas escolas, o diretor deve entrar em contato com o Procon de Contagem e fazer a solicitação. No dia disponível, uma equipe irá até a escola e realizará a palestra. Os encontros têm duração de 60 minutos e conta com a interação dos alunos. O Procon Mirim é desenvolvido em parceria com o Ministério Público e o Procon de Minas Gerais.

Reportagem: Nayara Macedo (Sob a supervisão de Leonardo Melo)
Fotos: Geraldo Tadeu.
Publicação: 03/05/2018