Ação promove plantio de mudas e leva educação ambiental aos alunos

A Semad e parceiros promoveram evento na Escola Municipal Sônia Braga da Cruz Ribeiro Silva.

A Escola Municipal Sônia Braga da Cruz Ribeiro Silva, localizada no bairro Confisco, próximo à divisa de Contagem e Belo Horizonte, recebeu na quinta-feira (3) uma ação com apresentações lúdicas sobre educação ambiental e o plantio de mudas. O evento faz parte do programa Cidade Verde que pretende plantar, até o final de 2020, cem mil novas árvores na cidade.

Coordenado pela Diretoria de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com o Instituto Estadual de Floresta (IEF) e o Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha (Propam), a ação possibilitou aos alunos da escola um grande aprendizado por meio de palestras, apresentações musicais e oficinas.

A diretora da escola, Janete Silva, conta que desde que assumiu o cargo, em 2013, nunca havia presenciado uma ação deste porte. “É muito importante trazer esse tipo de ação para dentro da escola, pois estamos em uma área de grande vulnerabilidade social e isso ajuda a envolver a comunidade, pais e alunos nas nossas atividades. A partir dessa ação vamos também revitalizar a nossa horta, com a participação dos pais”, completou.

Representante do IEF, Marcos Vinícius Bitencourt, explica que a participação do instituto se dá na forma de apoio logístico e de material. “Damos apoio às ações da Educação Ambiental da Semad, não só na doação de mudas, como também na locomoção e cessão de material. É importante educar as crianças para que elas possam ser agentes multiplicadores em prol da preservação ambiental.”

O engenheiro florestal e coordenador do Propam, Ednilson dos Santos, explica que o programa engloba ações de preservação da bacia da Pampulha, área em que se encontra a escola. “Já temos uma parceria longa e tentamos ajudar nos projetos da Semad. É um plantio simbólico, mas que transmite para as crianças o trabalho de educação ambiental.”

Foram plantadas seis mudas: ipês brancos, quaresmeiras, amoreiras e goiabeiras. Segundo a bióloga Ana Cristina Marques, do setor de Educação Ambiental, as ações vão continuar e pretendem atingir todas as escolas de Contagem.

Reportagem: Túlio Andrade
Publicação: 08/05/2018