Abertura do curso de medicina da PUC é autorizada pelo MEC

Portaria autorizando o funcionamento foi assinada antes da suspensão da criação de novos cursos de medicina no país por cinco anos

Representando o prefeito Alex de Freitas, o secretário de Saúde do município, Bruno Diniz, esteve em Brasília no Ministério da Saúde (MS), em reunião na qual foi assinada a Portaria Normativa nº 240, de 5/4/2018, que regulamenta o funcionamento do novo Curso de Medicina da PUC Minas Contagem. Com isso, a PUC Minas obtém a aprovação do Ministério da Educação (MEC) para oferecer o curso na cidade.

Além de Bruno Diniz, do ministro da Educação, Mendonça Filho, e do secretário Nacional de Regulação e Supervisão de Ensino Superior, Henrique Sartori, também estiveram presentes ao encontro o secretário-adjunto de Saúde do município, Luiz Fernando Avelar dos Santos, e o secretário de Educação de Contagem, Joaquim Antônio Gonçalves.

O anúncio da abertura do curso havia sido feito ao prefeito Alex pelo reitor da PUC Minas, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, em fevereiro do ano passado. Em outubro de 2017, após uma visita de avaliadoras do Ministério da Educação (MEC) à PUC Contagem, o prefeito em exercício, William Barreiro, recebeu membros do corpo docente da PUC e representantes do MEC para falar sobre a implantação do curso de medicina na cidade. Desde então, aguardava-se pela assinatura do documento legal autorizando a abertura do curso. Serão abertas 50 vagas anuais. A abertura de processo seletivo aguarda agora pela publicação de um edital.

A autorização ocorreu antes da suspensão da criação de novos cursos de medicina no país por cinco anos, por meio de uma outra portaria assinada pelo presidente Michel Temer e por Mendonça Filho.

“Este curso, bem como os outros já existentes em Contagem, fortalecerão a Rede Municipal de Saúde e promoverão uma rica troca de conhecimentos, fixação de novos profissionais, qualificação e ampliação das ações de saúde, de ensino pesquisa e qualidade de vida”, destacou o Secretário Municipal de Saúde, Bruno Diniz.

Reportagem: Carolina Brauer
Publicação: 18/04/2018