Abertura do Ano Letivo de 2020 foi realizado com sucesso pela Seduc e Funec

O evento reuniu cerca de 4 mil profissionais da Educação.

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e a Fundação de Ensino de Contagem (Funec) realizaram o II Seminário de Abertura do Ano Letivo de 2020, nessa quarta-feira (5/2), no Centro de Convenções do Hotel Actuall, que abordou as boas práticas pedagógicas. O evento reuniu cerca de 4 mil profissionais da Rede Municipal de Ensino e da Funec dando início às atividades da Rede de Formação, que são as capacitações oferecidas aos educadores, durante todo o ano.

Tudo aconteceu bem cedinho com os músicos Titane e Rogério que alegraram os corações dos profissionais da Educação com clássicos da Música Popular Brasileira (MPB). Logo, a secretária municipal de Educação e presidente da Funec, Sueli Baliza, desejou as boas vindas para todos. “Quero desejar um próspero ano para todos da nossa secretaria e da Rede Municipal. Chegar aqui foi uma tarefa árdua, mas no final deu tudo certo, pois acreditamos com alegria e justiça que esse governo deu melhores condições para todos. Quero também salientar que é de nossa responsabilidade fazermos um trabalho de equidade com os estudantes”, destacou.

No decorrer do dia os palestrantes José Manual Moran, Ricardo Fragelli e Sebastião Mendes falaram sobre temas relativos à educação, além de métodos para entusiasmar professores e diretores da Rede Pública de Ensino. “Cuidar do estudante é o normal e acredito em metodologias ativas que possam trazer um novo olhar para a educação brasileira e sempre tendo o aluno em foco”, explica Fragelli.

Os artistas do Grupo Taracatum ofereceram momentos de descontração. O cantor Sérgio Pererê abriu o segundo momento já no turno da tarde com músicas que fizeram o público retornar do intervalo dispostos e entusiasmados.

Recado para o combate às arboviroses

Durante o Seminário, foi promovida uma palestra sobre cuidados e prevenção das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). O superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, José Renato de Rezende Costa, palestrou os profissionais da área educacional. “A educação tem um papel fundamental no combate ao Aedes aegypti, 80% dos focos estão nas residências. Os alunos e o corpo docente serão um braço forte na luta contra as arboviroses”, acredita.

Segundo José Renato, em Contagem já existe o Programa Saúde na Escola, ação que integra as secretarias de Saúde e Educação. São realizadas palestras, visitas ao parque, teatro, entre outras atividades. Das 130 escolas em Contagem, 54 contam com o programa.

Reportagem: Leonardo Melo
Fotos: Geraldo Tadeu