UPAs de Contagem recebem nova remessa de enxoval hospitalar

As peças são fundamentais para a segurança do paciente e do trabalhador neste período em que o controle para transmissão da Covid-19 está diretamente relacionado à higiene e ao uso de equipamentos individuais de proteção (EPIs).

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Contagem receberam, em abril, nova remessa do enxoval hospitalar para uso de paciente e colaboradores. As peças são fundamentais para a segurança do paciente e do trabalhador neste período em que o controle para transmissão da Covid-19 está diretamente relacionado à higiene e ao uso de equipamentos individuais de proteção (EPIs).

As UPA’s JK, Petrolândia, Ressaca, Sede e Vargem das Flores receberam camisolas, bermudas, conjuntos privativos, lençóis e cobertores em quantidades variadas de acordo com as demandas de cada local. O enxoval das unidades de Pronto Atendimento visa manter a higiene do ambiente e a prevenção de infecções microbiológica entre as pessoas que necessitam de assistência à saúde.

A UPA Vargem das Flores recebeu 635 itens entre lençóis, cobertores, campos cirúrgicos e vestimentas para pacientes e colaboradores. Para o gerente da unidade, Wanderson Oliveira, o enxoval para os pacientes é de suma importância para a equipe da Enfermagem que lida direto com o paciente. “A roupa e os demais itens utilizados durante a estadia da pessoa na unidade estão também relacionados ao cuidado e em promover o conforto ao paciente que está em uma situação delicada,” reforçou Wanderson Oliveira.

Entre os profissionais, o uso da vestimenta hospitalar pela equipe assistencial é estabelecida pela NR32 como meio de proteção individual dos profissionais. As peças não devem ser usadas pelo profissional fora do estabelecimento. Elas são higienizadas por uma empresa especializada e entregues limpas a cada plantão. Quem faz gestão e o controle destes insumos nas UPA’s é o setor de Hotelaria Hospitalar, o qual proporciona com os seus serviços qualidade, higiene e bem-estar.

Serviço de Rouparia do CHC

O setor de rouparia do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) também adquiriu uma nova máquina de costura overlock, quatro fios. O equipamento dará melhor suporte aos trabalhos realizado pela equipe da costura que atende reparos e demandas pontuais nas peças dos enxovais. “É uma máquina mais moderna que faz acabamentos. Desta forma, a equipe atenderá com mais qualidade o serviço prestado,” afirmou o coordenador da Rouparia do CHC, Elônio Gomes.

 

Repórter: Bruna Alves

Foto: Divulgação

Data: 05/05/2020