Unidades de saúde de suporte continuam com horário ampliado até 31 de janeiro

Em Contagem, para facilitar e agilizar o atendimento de pacientes com sintomas gripais leves, os horários de atendimento de oito Unidades Básicas de Saúde – UBSs foram ampliados até o dia 31 de janeiro.  As unidades estão funcionando com horário estendido até às 20h desde o dia 28 de dezembro, de segunda à sexta-feira, para desafogar o atendimento das Unidades de Pronto Atendimento – Upas.

No período das 8h às 17h, o usuário com sintomas leves poderá procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Após esse horário, ele poderá contar também com o atendimento nas unidades de saúde de apoio na cidade.

A partir de hoje (13/1), o atendimento ampliado também contará com dois diferenciais. O primeiro é que a UBS Novo Eldorado passa a ser mais uma unidade de apoio. Além disso, será disponibilizada uma ambulância para fazer o transporte dos pacientes que forem moradores da região Eldorado ou Industrial, que passarem pela triagem da UPA JK e forem considerados pulseiras verdes de acordo com o Protocolo de Manchester.

Os residentes da região Eldorado serão transferidos para UBS CSU ou UBS Novo Eldorado. Já os moradores da região Industrial serão transferidos para a UBS Vila São Paulo.

O intuito da ação é diminuir o risco de contaminação para os pacientes com poucos sintomas gripais e diminuir o tempo de espera e a superlotação das Upas. A ideia é que os centros de saúde mantenham os atendimentos de rotina e também concentrem as demandas de pacientes com sintomas respiratórios, de baixa complexidade.

Unidades de Apoio. Veja quais:

  • CSU Eldorado – rua Portugal, 50 – Eldorado (Eldorado)
  • UBS Novo Eldorado – rua Tubira, 172 – Santa Cruz
  • UBS Vila São Paulo – rua Alexandre Herculano, 35 – Vila São Paulo (Industrial)
  • UBS Amendoeiras – rua seis, 52 – Vale das Amendoeiras (Nacional)
  • UBS São Joaquim – rua Rubi, em frente ao número 803 – São Joaquim (Ressaca)
  • UBS Duque de Caxias – rua Refinaria Duque de Caxias, 297 (Petrolândia)
  • UBS Retiro – avenida Retiro dos Imigrantes, s/n Retiro (Vargem das Flores)
  • UBS CAD Centro – av. Pref. Gil Diniz, 401 – Arcádia (Sede)

Cuidados

Para prevenir e reduzir a contaminação pelo vírus Influenza são os mesmos da Covid-19, ou seja:

– higienize as mãos;

– evite aglomerações;

– mantenha o distanciamento social;

– use máscaras;

– em caso algum sintoma, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa.

 

Repórter: Laura Oliveira