Secretaria de Saúde de Contagem vistoria e aprova o protocolo de combate à Covid-19 realizado no centro de treinamento do América Futebol Clube

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde vistoriou o centro de treinamento do América Futebol Clube para checar os protocolos de combate à disseminação da Covid-19

O objetivo foi checar as ações do clube para a prevenção da Covid-19 entre atletas, comissão técnica e colaboradores

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Contagem vistoriou, nesta quinta-feira (25), o Centro de Treinamento (CT) do América Futebol Clube, situado no bairro Tijuca, na regional Nacional. O objetivo foi checar as ações do clube para a prevenção da Covid-19 entre atletas, comissão técnica e colaboradores. A equipe constatou que as normas para a prevenção e proliferação da doença estão sendo seguidas de maneira satisfatória.

A vistoria foi iniciada já na portaria até e se estendeu pelo caminho que os jogadores fazem para a retirada dos lanches na cozinha. Foram avaliados, ainda, o uso restrito do vestiário, sala médica, fisioterapia e academia e o campo de treinamento.

A equipe da SMS foi composta pela médica Maria Isabel Chagas Costa e pela enfermeira Ana Viegas. Elas foram recebidas pela médica do clube Flávia Magalhães e a coordenadora administrativa do CT, Neide Campo.

“Tudo está sendo cumprido de acordo com o plano de ação, a organização está muito bem feita pelo clube. Trabalhadores e toda a equipe está de parabéns. Continuando assim, os treinos serão em segurança”, afirmou Maria Isabel. “É um trabalho de monitoramento diário e que está sendo muito bem feito”, completou Ana Viegas.

A médica do clube destacou que a equipe de saúde de Contagem aprovou a tenda para aferição da temperatura, o fluxo de alimentação e kits individuais, além da maneira como estão sendo conduzidos os procedimentos para atendimento médico e fisioterapia. “Mostramos como é feita a vigilância diária, como os questionários que são preenchidos diariamente e os gráficos. Foi bem interessante a visita e a aprovação feita por elas”, afirma Flávia.

Plano de Ação

O América Futebol Clube precisava da deliberação da SMS. A direção do clube encaminhou, em 14 de maio, um Plano de Ação de Reabertura Progressiva dos Treinos para a secretaria.

O plano foi criado seguindo as normas do Ministério da Saúde (MS) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Entre outras as ações propostas, estavam o atendimento individualizado feito pelo médico e pelo fisioterapeuta, uso individual do banheiro, álcool em gel, máscara para todos os funcionários e afastamento dos que deram positivos para a Covid-19.

O secretário de Saúde, Cleber de Faria Silva, aprovou e estipulou um prazo para que a equipe executasse o plano. “O plano de ação foi muito bem elaborado seguindo normas do Ministério da Saúde. Nos unimos ao América no combate à Covid-19”, destacou.

 

Repórter: Rayder Bragon

Data: 25/06/2020