Saúde na Escola promove ações de combate à obesidade infantil em 53 unidades da rede municipal

Divulgação/PMC

A Secretaria de Educação, por meio da diretoria de Projetos Especiais e do Programa Saúde na Escola, em parceria com a Secretaria de Saúde, está promovendo importante ação de combate à obesidade infantil em escolas da Rede Municipal de Ensino, o Crescer Saudável.

Na primeira etapa do programa estão sendo feitas medições de altura e peso das crianças para levantamento de dados que permitam um diagnóstico nutricional e posterior intervenção com as crianças que forem classificadas com obesidade, sobrepeso, magreza e, também, com os dados colhidos, elaborar um projeto de educação nutricional a serem feitos com as crianças, familiares e professores.

Participam do projeto crianças de zero a 10 anos, matriculadas em 53 unidades pactuadas no Programa Saúde na Escola e que participam da ação do Crescer Saudável, que ocorre quadrimestralmente.

O objetivo é promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade infantil, a partir de dados da Organização Mundial de saúde – OMS, que prevê que 80% das crianças com obesidade infantil se tornará um adulto obeso.

O programa também prevê outras etapas de acompanhamento da equipe de nutricionistas da Secretaria de Saúde, pedagogas (os), professoras (es), e atividades pedagógicas, com hortas cultivadas nas unidades de ensino.
Repórter Fernando Dutra/PMC