Quase dois mil atendimentos foram realizados em horário estendido em oito UBSs de Contagem

Foto: Janine Moraes

Visando a necessidade de agilizar e oferecer melhor atendimento aos contagenses, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, está com o atendimento em horário estendido desde o dia 28 de dezembro, em oito Unidades Básicas de Saúde -UBSs. Foram 1994 atendimentos sintomáticos respiratórios nas unidades, das 17h às 20h, desde o início da ação. O horário ampliado acontecerá até o dia 31 de janeiro, de segunda à sexta-feira, somente para pacientes que apresentam síndrome gripal.

O motivo da ação é devido ao aumento de pacientes em Upas, UBSs e hospitais em Minas Gerais, que está crescendo devido ao surto da gripe H3N2 e o aumento dos casos de Covid-19, e sua variante Ômicron. De acordo com os dados extraídos do Sistema de Informação da Rede de Urgência e Emergência de Contagem – SPDATA,  o município teve um aumento de 42% de pacientes com sintomas gripais que buscaram atendimento médico.

A prefeita Marília Campos conta que a Prefeitura admitiu mais de 100 profissionais da área da saúde, além de estar no processo de contratação de mais médicos para atender a sobrecarga do momento. “O importante é continuarmos nos cuidando e vacinando. Quero frisar que nossas ações continuarão. Vamos trabalhar incansavelmente para melhorar a saúde no município e valorizar ainda mais nossos profissionais”, afirmou.

De acordo com o secretário de Saúde, Fabrício Simões, a equipe está bem preparada para receber a população. “Quero agradecer a todos os servidores da saúde, pois estamos no terceiro ano passando por esse mesmo movimento de alta de casos, e a equipe continua acolhendo com muito carinho e amor para atender todos os contagenses”, disse.

A dra. Olívia Vieira Amaral, que atende na UBS Santa Cruz, disse que o atendimento durante o dia tem sido bem sobrecarregado, e o horário estendido tem aliviado um pouco a demanda. “Estamos tendo muitos casos com síndrome gripal e pessoas com medo desse novo vírus. É importante que as pessoas saibam que as Upas são reservadas para atendimento de urgência. Aqui, na UBS, oferecemos o teste da covid-19, e o atestado para que a pessoa fique em casa recuperando no tempo de isolamento”.

Todas as pessoas com síndrome gripal estão sendo testadas.

Confira as UBSs que estão atendendo com horário estendido:

• CSU Eldorado – rua Portugal, 50 – Eldorado (Eldorado)
  • UBS Novo Eldorado – rua Tubira, 172 – Santa Cruz (Eldorado)
  • UBS Vila São Paulo – rua Alexandre Herculano, 35 – Vila São Paulo (Industrial)
  • UBS Amendoeiras – rua seis, 52 – Vale das Amendoeiras (Nacional)
  • UBS São Joaquim – rua Rubi, em frente ao número 803 – São Joaquim (Ressaca)
  • UBS Duque de Caxias – rua Refinaria Duque de Caxias, 297 (Petrolândia)
  • UBS Retiro – avenida Retiro dos Imigrantes, s/n Retiro (Vargem das Flores)
  • UBS CAD Centro – av. Pref. Gil Diniz, 401 – Arcádia (Sede)

Cuidados

Para prevenir e reduzir a contaminação pelo vírus Influenza são os mesmos da Covid-19, ou seja:

– higienize as mãos;

– evite aglomerações;

– mantenha o distanciamento social;

– use máscaras;

– em caso algum sintoma, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa.