Prefeitura segue com desinfecção de vias e pontos de grande movimentação no município

Foto: Ricardo Lima

Objetivo é conter avanço da covid-19 na cidade

A Prefeitura de Contagem segue com a desinfecção de vias e pontos com grande movimentação de pessoas, por meio da aplicação do hipoclorito, produto usado como desinfetante. Na quinta e sexta-feira passada, o produto foi aplicado em áreas públicas da regional Eldorado e regional Nacional, respectivamente. Nesta semana, os trabalhos foram retomados, e as regionais Sede (25/5) e Industrial (26 e 27/5) passaram pelo processo de desinfecção. O objetivo dessas operações é conter o avanço do coronavírus na cidade.

Em cada operação são utilizados cerca de 20 mil litros do composto químico e aproximadamente 30 mil litros de água. A desinfecção conta com a participação de cerca de 30 servidores: agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), da Guarda Civil de Contagem (GCC), da Defesa Civil Municipal e de Combate às Endemias (Secretaria Municipal de Saúde). Após 30 minutos da aplicação de hipoclorito é usado o jato de água para a limpeza. Nesses locais são montados pontos de apoio e zonas de desinfecção para que as dezenas pessoas envolvidas possam se desinfectar ao final dos trabalhos.

A ação já foi executada na estação de metrô e avenida João César de Oliveira (Eldorado); avenida Tiradentes (Industrial); escadaria da igreja São Gonçalo e Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 16 (Sede); rua Refinaria Duque de Caxias (Petrolândia); avenida Água Branca (Água Branca); rua Santa Maria (Nacional); avenida Firmo de Matos (prédios da Receita Federal e do Sine); rua VP1 e UPA Nova Contagem (Nova Contagem); avenida Mantiqueira (Riacho); rua Búzios com rua Nuvem e imediações (bairro Jardim Laguna, regional Ressaca); ruas João Gomes Cardoso e Bueno Prado, além de um trecho da avenida Fernão Dias (regional Eldorado); rua Joaquim José (em frente à Câmara Municipal) e subindo a rua Tereza Cristina (regional Sede); fachada do Mercado Central de Contagem e a praça Marília de Dirceu, no bairro Inconfidentes (regional Riacho); e novamente a estação de metrô Eldorado, que já havia passado por desinfecção há cerca de um mês.

Data: 28/05/2020

Repórter: Carol Cunha