Prefeitura promove capacitação de servidores sobre atenção à saúde do público LGBTQIA+

Foto: Fábio Silva

Com objetivo de reforçar a garantia de atendimento acolhedor e humanizado ao público LGBTQIA +, na quarta-feira (22/6), foi realizada, no auditório da PUC Minas Contagem, a abertura da capacitação “Atenção à Saúde do público LGBTQIA+ para os servidores da Rede de Atenção à Saúde”.

A iniciativa é uma parceria entre o Núcleo de Promoção à Saúde e Diretoria de Desenvolvimento Humano e Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde e Superintendência de Direitos Humanos e Diversidade Sexual – SMDH.

Presente na abertura, o secretário de Saúde, Fabrício Simões, ressaltou a importância do debate sobre Direitos Humanos e Diversidade Sexual, a fim de certificar a igualdade de direitos e o respeito à diversidade.

“Quando falamos que saúde é um direito de todos e dever do Estado, nós somos o Estado e nós temos a obrigação de fazer e efetivar o direito à saúde. Então só iremos fazer isso, mediante políticas públicas organizadas, com a participação de todos e onde todos têm direito de serem tratados da mesma forma e conforme suas necessidades. Equidade é isso”, destacou o secretário.

As diferentes siglas dentro do termo LGBTQIA +, caracterizam uma comunidade múltipla, com demandas específicas em saúde. Diante disso, a Política Nacional de Saúde LGBTI+ visa de forma geral promover a saúde integral dessa população, contribuindo para a redução das desigualdades.

Para isso, os profissionais da área da saúde devem estar atentos às políticas públicas que facilitam o acesso ao sistema de saúde, as problemáticas específicas da população LGBTQIA +, evitando assim, a vulnerabilidade que leva ao adoecimento dessa população.

A capacitação faz parte do Projeto Diversifica Contagem e está sendo voltada para cerca de 800 servidores, divididos em seis turmas. As duas primeiras turmas fizeram a capacitação no dia 22/6, as próximas duas no dia 29/6 e as últimas no dia 1º/7.

Também estiveram presentes na abertura o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino da Silva, o superintendente de Direitos Humanos e Cidadania, de Políticas de Defesa dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual, Leonardo Silva Lacerda, e a referência técnica de Promoção à Equidade da SMS, Jairo Nascimento.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:
https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/albums/72177720300000236/with/52164801017/

Repórter: Laura Oliveira