Menina quilombola será a primeira criança a ser vacinada em Contagem

Foto: Elias Ramos

Para marcar o início da imunização infantil na cidade, nesta terça-feira (19/1), às 8h15, na Unidade Básica de Saúde-UBS Eldorado (rua Portugal, 50, bairro Eldorado), ocorrerá um ato simbólico. A primeira criança a ser vacinada em Contagem será Maria Eduarda Barbosa, de 8 anos, da comunidade quilombola dos Arturos. Outras dez crianças também serão vacinadas. Das onze crianças, dez são usuários do Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira – CER IV e uma da comunidade quilombola.

Em maio de 2021, o patriarca e a matriarca dos Arturos, Mário Brás da Luz e Maria Auxiliadora da Luz, faleceram vítimas da Covid-19. A morte destas lideranças comunitárias representam uma grande perda para o quilombo e para o município. Marcar o início da vacinação pediátrica com a imunização de uma integrante dos Arturos reforça o compromisso da Prefeitura de Contagem na valorização desta comunidade, que é um retrato da identidade cultural e das tradições da população negra do município.

Importante destacar que no dia 1º de abril de 2021, a Prefeitura de Contagem deu início ao processo de vacinação dos quilombolas dos Arturos. A vacinação desta comunidade reconhece o processo histórico de vulnerabilização desta população, quanto ao acesso às políticas públicas, em especial o acesso à saúde. Nesse sentido,  as comunidades quilombolas integram o escopo dos grupos prioritários definidos pela campanha de vacinação, considerando o modo de vida, os aspectos culturais, o modo de vida pautado na coletividade, as questões geográficas, e outras barreiras de acesso à saúde, que tornam essas populações mais suscetíveis à Covid-19.

As primeiras doses de vacinas para crianças de 5 a 11 anos chegaram hoje no município. Segundo a diretora de Imunização, Clarissa  Domingos de Castro, a cidade vai seguir a orientação do Ministério da Saúde, sendo vacinadas primeiro crianças com comorbidades e deficiência permanente, crianças indígenas e quilombolas.

As equipes e todas as unidades que atenderão as crianças receberam treinamento especializado nesta segunda-feira (17/1). “Nós já temos as salas de vacinas definidas e vamos treinar toda a equipe. Na terça-feira iniciaremos a imunização do público nas unidades de referência por distrito”, ressaltou a diretora de Imunização.

Para a imunização, os pais ou responsáveis pelas crianças devem estar presentes. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo. As salas de vacina funcionam das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Confira os documentos necessários para vacinação:

  • Certidão de Nascimento/Identidade da criança;
  • Identidade dos pais ou responsáveis;
  • Carteira de vacina;
  • Comprovante de endereço

Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de consentimento por escrito, por um maior de 18 anos.

Confira as salas de vacina:

  • Distrito Ressaca – UBS SÃO JOAQUIM – Rua Rubi, em frente ao nº 803 – São Joaquim
  • Distrito Riacho –  UBS SESC (dentro da unidade) – Rua Padre José Maria de Man,805 – Novo Riacho
  • Distrito Vargem das Flores – UBS SÃO JUDAS TADEU I E III – Rua VL7, s/nº – Nova Contagem
  • Distrito Petrolândia –  UBS SAPUCAIAS – Rua Amazonita, 230 – Sapucaias
  • Distrito Industrial – UBS AMAZONAS – Rua Marquês de Paraná, 111 – Amazonas
  • Distrito Eldorado – UBS CSU ELDORADO – Rua Portugal, 50 – Eldorado
  • Distrito Sede – UBS MARIA DA CONCEIÇÃO – Rua Pará de Minas, s/nº – Santa Edwiges
  • Distrito Nacional – UBS AMENDOEIRAS – Rua Seis, 52 – Vale das Amendoeiras

 

Repórter: Laura Oliveira