Industrial recebe evento com o tema Setembro Amarelo: Prevenção da Vida

Foto: equipe SMS/PMC

O Distrito Sanitário de Saúde do Industrial promoveu na manhã de sábado (24/09), para os moradores da região, um evento gratuito e aberto, com o tema “Setembro Amarelo: Prevenção da Vida”. O encontro, realizado no CSU Amazonas, teve como principal objetivo a conscientização para a sociedade, abordando a importância da valorização à vida.

A prefeita Marília Campos, acompanhada do vice Ricardo Faria, prestigiou a iniciativa que alertava, principalmente, para a prevenção ao suicídio. Eles participaram de uma roda de conversa sobre o assunto e puderam passar pelo “Túnel da Valorização à Vida”, que foi montado no local para que as pessoas tivessem esse momento de reflexão sobre o tema.

Conforme explica o médico psiquiatra do SUS Contagem e professor de saúde mental da PUC Minas, Fábio Rabelo Teixeira, o encontro teve um grande sucesso, em razão da importância dos assuntos ali tratados. “Foi discutido sobre o combate aos estigmas e mitos associados ao suicídio, além da conscientização da população sobre o assunto. Tivemos o foco em discutir sobre como fazer abordagens e como lidar com pessoas em adoecimento mental que tenham ideação ou planejamento suicida”, destacou o psiquiatra.

Durante o evento, as pessoas que passaram pelo CSU Amazonas, puderam aproveitar das diversas atrações, tais como rua de lazer para as crianças, piscina de bolinhas, cama elástica, túnel (passagem exclusiva para interação e provocações sobre o tema), roda de conversa com participações de psiquiatras e psicólogos, e Lian Gong em 18 terapias.

O encontro também teve a participação dos alunos da PUC Minas, funcionários do SUS Contagem e contou também com o apoio das Unidades Básicas de Saúde — UBSs do distrito.

Estagiário André Fernandes sob supervisão da jornalista Vanessa Trotta