Guarda civil e educadores físicos fazem blitz para coibir aglomeração em avenida tradicional de prática de atividades esportivas

Orientações são para que pessoas façam atividades físicas em casa

Cerca de 30 agentes da Guarda Civil Municipal e educadores físicos percorreram a avenida Francisco Firmo de Mattos, em Contagem, na noite dessa quarta-feira (6), orientando a população sobre a prevenção contra o coronavírus. A avenida é um ponto tradicional de encontros para a prática de atividades físicas. Segundo o comandante da Guarda Civil, Lei Sampaio, muita gente tem desrespeitado o decreto de isolamento e ido para a rua, fazer caminhada e utilizar as academias ao ar livre. “Desde o dia 22 de abril, é obrigatório o uso de máscaras no município. Há duas semanas estamos nas ruas orientando e distribuindo panfletos. Na próxima semana vamos aplicar multa para quem descumprir o decreto”, destacou Sampaio.

As multas para quem se aglomera já são aplicadas. Elas variam de 500 a 5 mil reais. Os agentes interditaram as academias ao ar livre. No município, a orientação é de que as pessoas cumpram o isolamento social e só saiam de casa se for necessário. A avenida Francisco Firmo de Mattos tem cerca de três quilômetros de calçadão e três academias ao ar livre. As academias ao ar livre foram interditadas. “A Guarda Civil tem se esforçado para conscientizar a população que esse contato com os aparelhos pode ser perigoso. Se alguém que estiver contaminado utilizar um aparelho, outras pessoas também podem se infectar”, informou o comandante.

Profissionais de educação física da Secretaria Municipal de Saúde também participaram da ação. Eles abordaram pessoas que faziam caminhada no calçadão. A orientação era sobre a necessidade de trocar a atividade na rua pela atividade dentro de casa. “Por mais que esteja em local aberto, há risco de contaminação. O programa Movimenta Contagem disponibiliza no canal no Youtube vídeos de dança, de exercícos aeróbicos. Você pode utilizar também cabos de vassoura, cadeiras, sofás, como auxiliares nas atividades, explicou José Vitor Rabelo, coordenador do Movimenta Contagem.

Repórter: Júlio César Santos

Data: 07/05/2020