Comemorado na última quarta-feira (21), o Dia Nacional da Homeopatia, tem como objetivo homenagear a instauração da técnica holística no Brasil e para disseminar informações sobre os benefícios do tratamento. Diferente da medicina tradicional que avalia os sintomas diagnostica a doença e prescreve o tratamento, a homeopatia é uma prática integrativa e complementar da medicina que estimula a cura do indivíduo “de dentro para fora”.
O tratamento tem como objetivo mobilizar as defesas do corpo para que este se reequilibre e combata a causa, podendo ser utilizada pra tratar distúrbios que estão no início, como resfriados e diarréias.
Os medicamentos homeopáticos são produzidos em farmácias de manipulação e têm como matérias-primas ervam naturais, ou mesmo raízes, minerais, animais entre outras fontes provenientes da natureza.
Segundo a psicóloga no CSU Eldorado, Josiane Francisca Gualberto Gusmão, é importante que o paciente entenda que a homeopatia não é um método alternativo e sim uma prática integrativa e complementar aos métodos tradicionais da medicina. “A medida que a homeopatia contribui para harmonizar o indivíduo, ele terá uma resposta melhor ao tratamento convencional, lidando melhor com as causas que fazem com que ele adoeça”, concluiu a psicóloga Josiane.
Tratamento homeopático também é oferecido pelo SUS
Presente no SUS desde 2006, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS, o acesso é feito a partir dos serviços de saúde, tanto em unidades básicas de saúde como em serviços especializado, e até mesmo em hospitais.
O usuário deve buscar Unidade de Saúde mais próxima para saber como acessar esse tipo de atendimento, que varia de acordo com a oferta que cada município.
A homeopatia no Brasil
No dia 21 de novembro de 1840 começou a ser praticada no Brasil a medicina homeopática que foi iniciada pelo homeopata francês Dr. Benoit Jules Mure, responsável pela criação do Instituto Homeopático do Saí – o primeiro que tratava os pacientes com técnicas homeopáticas no país. Dr. Benoit, foi salvo de uma tuberculose através da Homeopatia, pelas mãos do conde Dr. Sebástien des Guidi, discípulo direto do médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann, criador da Homeopatia.
Repórter: Ágatha Dumont(sob supervisão de Lucas Santos)
Foto: Divulgação
Data: 22/11/2018