Contagem zera fila de espera por cadeira de rodas motorizada

Foto: Adelcio Ramos/PMC

Usuários que estavam à espera de cadeiras de rodas motorizadas receberam os equipamentos, nas manhãs de quarta-feira (3/8) e quinta-feira (4/8), no Centro Especializado em Reabilitação Tipo IV – CER IV. Durante os dois dias, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS entregou 24 unidades, zerando a fila de espera.

Junior Alves, que aguardava o equipamento, não escondeu a emoção e celebrou. “Eu gostei demais da cadeira. Vou passear muito com ela. Agradeço ao SUS”.

As cadeiras entregues são muito potentes e de fácil manuseio, além de trazerem mais conforto e estabilidade. O comando é feito por um joystick, controle composto por uma alavanca e uma base.

Segundo a referência técnica de reabilitação da SMS, Mônica Tostes, a cadeira de rodas motorizada promove a independência do usuário, proporcionando mais mobilidade e autonomia.

Para receberem as cadeiras de rodas motorizadas, os usuários passaram por orientações sobre como cuidar, higienizar e manusear a cadeira. Após as instruções, eles foram para o estacionamento testar o novo equipamento.

Cadeiras de rodas motorizadas

Caso o usuário necessite de uma cadeira de rodas motorizada, o fluxo para recebimento do equipamento começa na Unidade Básica de Saúde – UBS de referência, onde ele será avaliado pela equipe médica para saber se o mesmo está apto para receber o equipamento.

Após esse procedimento, se o usuário se encaixar nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, ele é encaminhado para o Centro de Autorização de Procedimentos – Ceaps, onde é feito agendamento para tirar as medidas da cadeira.

Por fim, é necessário esperar a entrega do equipamento. A referência técnica afirmou que “agora começa uma nova fila, e durante o ano serão entregues mais cadeiras”.

Clique aqui e confira a galeria de fotos.

Repórter: Laura Oliveira