Contagem zera fila de espera de algumas especialidades médicas oferecidas no mutirão de consultas

Foto: Luci Sallum/PMC

O SUS Contagem zerou a fila de espera para a primeira consulta nas especialidades de endocrinologia, dermatologia, oftalmologia e ortopedia, neste mês de agosto. A medida foi resultado do mutirão de consultas especializadas iniciado em fevereiro deste ano, pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde – SMS.

Segundo a superintendente de Regulação da SMS, Yara Santiago Souza, algumas especialidades, como oftalmologia, que chegou a ter, em janeiro de 2021, 20.431 pessoas em fila de espera para consulta refracional, agora estão com a fila zerada. “Isso é motivo para celebrar. É gratificante ver que a oferta de consultas tem aumentado ao longo destes anos, possibilitando atender as necessidades da população em tempo oportuno”, disse.

Em janeiro de 2022, o SUS Contagem ofertava, aproximadamente, 7 mil consultas especializadas por mês. Atualmente, com o mutirão e ampliação do quadro de recursos humanos, são ofertadas cerca de 12 mil consultas especializadas mensalmente.

“Sabemos que ainda há muito trabalho pela frente para resolver as demandas das demais especialidades, mas seguimos investindo recursos e esforços para avançar cada vez mais na adequação dos tempos de espera e poder atender os usuários de forma mais equânime e em tempo oportuno”, destacou a superintendente.

Para diminuir as faltas dos pacientes nas consultas e melhorar o retorno deles, foi implantado o serviço de telefonia pelo Centro de Autorização de Procedimentos – Ceaps, da SMS, onde é realizado o contato com os usuários que aguardam por um agendamento. Dessa forma, os usuários devem manter seu cadastro atualizado junto ao prontuário nas Unidades Básicas de Saúde – UBSs referência.

Atualmente, no município, são 18 especialidades com a demanda controlada que não serão reguladas, a partir de setembro. Diante disso, as UBSs poderão agendar diretamente de acordo com a oferta de vagas, sendo as especialidades: alergologia adulto, angiologia, cirurgia vascular (pré-diabético), colposcopia, coloproctologista, dermatologia (hanseníase), endocrinologia infantil, gastroenterologia adulto, geriatria, infectologia, mastologia, nefrologia infantil, pneumologia infantil, endocrinologia adulto, dermatologia, oftalmologia e ortopedia.

Serviço:

Centro de Autorização de Procedimentos – Ceaps

Rua Tubira, 149 – Novo Eldorado