Contagem realiza mutirão de castração gratuito de cães e gatos no Parque Tropical

Foto: Fábio Silva/PMC

Para garantir os cuidados com a saúde animal, a Prefeitura de Contagem, em parceria com a Organização da Sociedade Civil – Osc Ajuda (Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais) da cidade de Juiz de Fora, vão promover um mutirão de castração gratuito,  entre os dias 15 a 19 de agosto, no Parque Tropical, que fica na rua 34, 205.

A ação de controle ético populacional de cães e gatos do município será realizada por meio da Unidade Móvel de Esterilização – Castramóvel Osc Ajuda.

Serão cinco dias com a castração de mais de 100 animais diários, sendo 30 gatos, 52 cadelas e 22 cães. A expectativa é que sejam castrados 500 animais.

Para serem castrados, os animais devem ter entre 6 meses de vida e 7 anos e 11 meses e estarem de jejum no dia da castração, sendo 8 horas de jejum para os cães e cadelas e 6 horas para os gatos.

A expectativa é que sejam castrados 520 animais durante o mutirão. Não serão castrados animais braquicefálicos (focinhos curtos como pug, shih tzu, yorkshire, bull dog francês ou inglês, gato persa ou exótico).

Para participar é preciso que o tutor do animal preencha o formulário portalpmc.contagem.mg.gov.br/castracao-gratuita

No local serão distribuídas senhas, meia hora antes de cada horário agendado, mas será apenas para quem preencheu o formulário com antecedência.

Os responsáveis devem apresentar documentos de identificação (CPF e Carteira de Identidade) e comprovante de residência. Só serão aceitos residentes do município.

OSC AJUDA

A Organização da Sociedade Civil – Osc Ajuda (Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais) foi fundada em 6 de junho de 2002. É uma associação civil sem fins lucrativos e de duração indeterminada, com sede em Juiz de Fora – MG.

Eles trabalham desenvolvendo ações educativas de conscientização ambiental e de controle ético populacional, por meio da realização de serviço especializado de castrações de cães e gatos vagantes de rua, semidomiciliados e de pessoas carentes nos municípios de Minas Gerais.

A AJUDA promove a assistência  e proteção aos animais domésticos, nativos, exóticos e silvestres. Proporciona assistência veterinária para animais de rua, abrigados e desabrigados, bem como os defende, fazendo com que sejam respeitados seus direitos estabelecidos por leis; promovendo sua defesa, além da preservação e conservação do meio ambiente e de sua sustentabilidade.

Confira o cronograma com o horário de atendimento dos animais:

8h – Cadelas

10h – Cães

12h30 – Gatos

SERVIÇO:

CASTRAMÓVEL

CASTRAÇÃO GRATUITA DE ANIMAIS

De 15 a 19 de agosto

Parque Tropical – rua  34, 205 – Tropical

Link para cadastramento antecipado do tutor

Repórter: Milla Silva