Contagem realiza Dia D de Vacinação contra poliomielite e multivacinação neste sábado (20/8)

Em Contagem, o “Dia D” de Vacinação contra poliomielite e multivacinação será neste sábado (20/8). Todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos devem se vacinar. As unidades de saúde credenciadas irão funcionar das 8h às 16h30 para receber o público-alvo.

Os pais ou responsáveis que ainda não puderam levar os filhos para se imunizarem terão mais esta oportunidade. Desde o início da campanha de vacinação contra a pólio, no dia 8 de agosto, foram aplicadas somente 1.107 doses no município, sendo o público estimado em 32 mil crianças que precisam receber a dose.

Conforme explica a diretora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, Clarissa Castro, com a vacinação, a poliomielite já foi erradicada no Brasil. “É fundamental reforçar esta imunização para evitar a recirculação da doença no país. Todas as crianças até 4 anos, precisam tomar a VOP, mais conhecida como gotinha”, disse.

Clarissa Castro ainda reforçou que as crianças e adolescentes até 15 anos poderão atualizar seu cartão de vacina no “Dia D”. “O calendário nacional de vacinação prevê pelo menos 18 vacinas que protegem meninos e meninas em várias idades de diversas doenças. Temos vacinas disponíveis nas nossas unidades de saúde e precisamos incentivar a imunização de todos”, disse.

As vacinas contra a Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos imunossuprimidas e também para aquelas que têm idade acima de 5 anos também estarão disponíveis.

Para a imunização é necessário apresentar Certidão de Nascimento/identidade da criança, Carteira de Identidade dos pais ou responsáveis, CPF ou Cartão SUS, além do cartão de vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgará posteriormente as Unidades Básicas de Saúde que irão funcionar no “Dia D”.

Repórter: Vanessa Trotta/PMC