Contagem compartilha modelo de gestão do Serviço de Atenção Domiciliar com Santa Rita do Sapucaí

Foto: Fábio Silva

Na última sexta-feira (18/5), servidores da saúde da cidade de Santa Rita do Sapucaí, localizada no sul do Estado, visitaram o Serviço de Atenção Domiciliar – SAD, com o objetivo de conhecer as ações realizadas pela assistência e seu funcionamento no SUS Contagem. Na parte da manhã, os servidores visitaram a equipe multidisciplinar de Atenção Domiciliar – Emad e a Equipe de Apoio – Emap, acompanharam o fluxo de informações e o trabalho realizado pelo serviço no município.

À tarde, os profissionais participaram de uma reunião com os gestores do serviço em Contagem, incluindo o secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões, que frisou que o “Melhor em Casa” da cidade está sempre de portas abertas para os municípios que quiserem trocar experiências e fortalecer cada vez mais o SAD.

“Aqui em Contagem, nós temos uma equipe de trabalhadores muito comprometida com os serviços, alcançando bons resultados. Estamos mostrando o que temos feito de melhor e, vocês trazendo informações sobre os desafios enfrentados, pode ser que alguns já superamos e outros vamos enfrentar ainda. Por isso, encontros como este são muito ricos para trocar experiências. O que pudermos aprender um com o outro será fantástico. Espero que consigam alcançar o objetivo de vocês aqui”, destacou o secretário.

A superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Karina Taranto, contou que o serviço em Contagem é descentralizado, as equipes atuam em diversas unidades. Ela ainda afirmou que a transição de cuidado foi um dos planos fundamentais para o funcionamento do serviço na cidade.

“O SAD Contagem é uma potência no nosso município. Durante o acompanhamento, vocês puderam conhecer um pouco da nossa realidade hospitalar de urgência e emergência. A implantação dessa equipe de transição de cuidado foi uma das estratégias mais acertadas de fortalecimento da nossa rede. Porque nós estamos conseguindo colocar o paciente onde ele precisa estar”, enfatizou a superintendente.

A gerente do SAD de Santa Rita do Sapucaí, Luciana Unger, contou que a equipe da cidade sugeriu que eles viessem conhecer o SAD de Contagem, a fim de conhecer o serviço que é referência para o Brasil, e que ao chegar aqui ela observou a paixão dos profissionais de saúde daqui. “Eles mostraram para gente o que é feito, com vontade mesmo, e isso é motivador, prazeroso. Foi ótima nossa visita, voltaremos para nossa cidade com muitas ideias com toda certeza”, disse.

O Serviço de Atenção Domiciliar – SAD de Contagem é uma referência nacional na desospitalização de pacientes que apresentam condições de seguir com tratamento em casa. As equipes que realizam os atendimentos domiciliares são compostas por médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e enfermeiros.

Repórter: Laura Oliveira