Contagem celebra Dia Nacional de Luta Antimanicomial com programação lúdica para conscientizar a população

Foto: Fábio Silva

O dia 18 de maio é marcado pelo Movimento Nacional de Luta Antimanicomial e, para celebrar a data, a Prefeitura de Contagem realizou, na quarta-feira (18/5), o “SarAr-te: cuidando da alma para seguir a luta!”, no Parque Ecológico do Eldorado. O objetivo é promover a conscientização da população, por meio da mobilização, discussões sobre a Política de Saúde Mental e a defesa dos direitos dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial – Raps.

“Nesse momento, estamos lutando em busca da desconstrução da lógica manicomial, porque ainda existe o pensamento de que as pessoas diferentes não devem circular pela cidade, não devem ter tratamento humanizado, com direito a ter liberdade, autonomia, possibilidade de escolha, independência para seguirem o caminho que desejarem”, destacou a referência técnica de Saúde Mental do distrito Eldorado, Hellen Andrade.

A moradora Luciene Costa contou que já é a terceira vez que participa da ação e afirmou que “é um tema super importante, para a questão da conscientização das pessoas em relação ao cuidado dos pacientes em sofrimento mental. Gosto das atividades que apresentam e da criatividade deles”.

A iniciativa, que contou com apresentação de teatro e capoeira inclusiva, com os alunos da Escola Municipal Antônio Carlos Lemos, contação de história do grupo “1 2 3 Contagem de Histórias”, ciclofonia, merlot mercibocuda, lian gong, faz parte da campanha “Maio Antimanicomial” que está sendo realizada ao longo do mês com diversas atividades.

A luta antimanicomial prioriza o atendimento humanizado ao usuário de saúde mental com estímulo à sua inserção social. Afinal, como qualquer cidadão, pessoas com sofrimento mental, têm o direito à liberdade, de viver em sociedade, de receber cuidado e tratamento, sem que precisem abrir mão de seu convívio social.

O Movimento Nacional de Luta Antimanicomial surgiu em 1987, durante um Congresso de Trabalhadores de Saúde Mental, na cidade de Bauru, em São Paulo.

Programação do Maio  Antimanicomial:

  • 19/5 – quinta-feira – Colagem de lambes antimanicomiais – CAPS III Sede
  • 20/5 – sexta-feira – Exibição de documentário
  • 25/5 – quarta-feira – Dia de cinema – Big Shopping

Clique aqui e confira a galeria de fotos completa.

 

Repórter: Laura Oliveira

Data:19/05/2022