Contagem alerta para diagnóstico e tratamento da Sífilis

Contagem oferece em todas as unidades de saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento  – CTA da cidade, teste rápido para diagnóstico e tratamento para combate à sífilis. Diante do aumento do número de casos da doença em todo o país, o primeiro passo para a cura da sífilis é o diagnóstico.

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível – IST, causada pela bactéria Treponema pallidum, com crescente número de notificações. Quando não tratada pode levar a consequências graves para a saúde. A infecção por sífilis coloca em risco não só a saúde das pessoas que praticam relação sexual sem preservativos, como também o feto durante a gestação ou parto, quando a mãe está infectada.

A doença pode ficar sem apresentar sintomas por vários anos, mas sem tratamento, pode se manifestar a qualquer momento da vida com complicações graves, como lesões neurológicas e cardiovasculares que podem levar ao óbito.

Sintomas, tratamento e prevenção

Os sintomas e sinais de alerta diversificam conforme cada estágio da infecção. Geralmente, começa com uma pequena ferida no pênis, vagina, ânus ou boca, que não dói, coça, arde e não apresenta pus. Após esse período desaparece sozinha, mesmo sem tratamento. Se não tratada, após um tempo, aparecem manchas no corpo, principalmente, na palma das mãos e planta dos pés, que também desaparecem sem tratamento.

De acordo com a referência técnica em infecção sexualmente transmissível – IST da Secretaria  Municipal de Saúde – SMS, Solange Lima, o teste é fundamental para diagnóstico e tratamento precoce, quebrando transmissão tanto por contato sexual, quanto da sífilis vertical, da mãe para o feto. Além disso, afirmou que a melhor forma de prevenção é usar preservativos em todas as relações sexuais. Lembrando que na gestação a mulher deve fazer o teste no pré-natal.

“A sífilis é uma doença antiga, grave e silenciosa que tem tratamento. É possível diagnosticar, tratar e prevenir com o uso de preservativo. Tudo disponível no SUS ”, destacou a referência técnica.

Diante disso, é fundamental manter as boas práticas de prevenção e ficar alerta aos sinais, e caso a infecção seja detectada, é necessário que seja tratada da maneira correta, para que seja curada.

Para realizar a testagem no município, basta ir à Unidade Básica de Saúde – UBS de referência ou no Centro de Testagem e Aconselhamento  – CTA, localizado no Centro de Atenção Especializada Iria Diniz – Avenida João César de Oliveira, 3.620 – Eldorado.

Repórter: Laura Oliveira