Complexo Hospitalar de Contagem realiza capacitação para profissionais de enfermagem

Enfermeiros foram capacitados sobre o tema “Anotações de Enfermagem”

O evento foi realizado no auditório do Centro Materno Infantil (CMI) e retomou as capacitações regulares e semanais do Núcleo de Educação Permanente

Para aperfeiçoar as práticas de enfermagem, profissionais do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) participaram, entre os dias 21 e 23, de capacitação sobre o tema “Anotações de Enfermagem”. Essa atividade faz parte da assistência ao paciente e representa a metade das informações que compõe os prontuários médicos.

O evento foi realizado no auditório do Centro Materno Infantil (CMI) e retomou as capacitações regulares e semanais do Núcleo de Educação Permanente. Nos três dias de palestras, realizadas em três horários diferentes, foi possível capacitar cerca de 200 profissionais.

A capacitação foi coordenada pelo enfermeiro Relbson de Matos Costa, especialista em Urgência e Emergência e coordenador de enfermagem Pediatria e Centro de Terapia Intensiva (CTI) Pediátrico do CMI. Segundo ele, é preciso reforçar e relembrar sempre que uma anotação de enfermagem bem feita tem que ser organizada, clara e completa.

“É com estas informações que se garante uma assistência de qualidade e a segurança do paciente. Além disso, estes dados são importantes para apontar indicadores e o rastreio de eventos adverso. Este treinamento visa sensibilizar os profissionais para a importância desta ação,” disse Costa.

A equipe de enfermagem é responsável pelo atendimento ininterrupto durante a permanência do paciente na unidade de saúde. Com isso, todos os procedimentos e evoluções devem estar registrados. Isso é um direito do paciente e existem normas que regem esta atividade. O tema que também fez parte da apresentação.

 

Texto e Foto: Bruna Alves

Data: 27/01/2020