Comitê de políticas da Equidade em Saúde fortalece acesso da população ao SUS

Foto: Fábio Silva/PMC

Fortalecer o acesso à saúde sem preconceitos e discriminações, desenvolver ações intersetoriais que favoreçam a equidade em saúde, adoção de práticas sociais e de saúde observados os determinantes sociais de saúde e adoecimento das populações são os principais objetivos do Comitê Técnico Municipal de Políticas de Promoção da Equidade em Saúde, instituído no mês de abril de 2022 pela Prefeitura.

A primeira reunião do comitê aconteceu nesta quinta-feira (23/6), na Faculdade UNA Contagem, com a participação dos membros estabelecidos na Portaria 384 publicada pela Secretaria de Saúde – SMS, em maio.

O encontro, que contou com apresentação cultural realizada por alguns membros, frisou a principal missão que o comitê detém em Contagem.

Segundo a referência técnica de Promoção da Equidade em Saúde da SMS, Jairo Nascimento, as Políticas de Promoção da Equidade em Saúde visam, por meio da formação de servidores e servidoras e do estabelecimento de fluxos de atenção, diminuir as barreiras de acesso enfrentadas por estes aos serviços de saúde, conferindo-lhes maior qualidade e equiparação na atenção integral à sua saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, alguns grupos vigoram como populações alvo das políticas de promoção da equidade em saúde, são eles: população privada de liberdade, adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, população negra, comunidades tradicionais, cigana, indígena, quilombola e ribeirinha, LGBTQIA+, em situação de rua, migrantes internacionais, refugiado e apátridas e população albina.

Fazem parte do Comitê Técnico membros das secretarias de Saúde, Educação,  Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Direitos Humanos e Cidadania, Sociedade Civil Organizada e universidades presentes no município.

“O comitê surge como uma das ações da política estadual de promoção da saúde – Poeps. Ele é pensado de forma intersetorial para que outros atores que tenham contato com essas populações, possam contribuir com a saúde no sentido de pensar e discutir quais são as necessidades e ações a serem desenvolvidas”, destacou Jairo Nascimento.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

Repórter Laura Oliveira/PMC