CAE Iria Diniz passa a funcionar aos sábados para redução do tempo de espera por consulta

Foto: Luci Sallum

Em mais um esforço da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria  de Saúde, para reduzir o tempo de espera das consultas especializadas, o Centro de Atenção Especializada Iria Diniz passa a funcionar um sábado por mês. A princípio a novidade será implementada somente no CAE Iria Diniz  e começa no próximo sábado (22/1), aberto das 8h às 13h30. Neste primeiro sábado de funcionamento serão atendidos os usuários e usuárias que estão agendados para neurologia, ortopedia, urologia e cardiologia, avaliação de risco cirúrgico.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, de abril a dezembro de 2021, os últimos levantamentos referentes às consultas especializadas mostram redução de 48% na fila da avaliação para cirurgia geral; 45% nos procedimentos de vasectomia; 45% nas consultas de dermatologia e 33% nas de ortopedia, duas especialidades essas, com alta procura.

Segundo detalhou  a diretora de Atenção Especializada do município, Júlia Diniz,  a reestruturação dos fluxos nas unidades, com a contratação de mais médicos, está ajudando a fazer a fila andar mais rápido. “Com o controle da pandemia, graças a vacinação, retomamos a agenda integral de atendimentos, disponibilizando mais vagas para as consultas. Além disso, reorganizamos os processos internos de trabalho, contratamos profissionais médicos para a recomposição do quadro funcional, que ainda contou com o retorno daqueles que estavam afastados. Uma soma de ações que resultou e está resultando na redução dessa espera por parte dos usuários e usuárias pela consulta”, detalhou.

Diniz ainda explica que este primeiro sábado servirá de experiência para os próximos. “Nossa tentativa é fixar os profissionais nesse dia e depois ampliar os atendimentos. Essa ação de atender mais um dia além dos cinco dias úteis da semana demonstra nosso empenho em resolver de forma prioritária o problema da espera por consultas especializadas no município”.

Os CAEs Iria Diniz e Ressaca fecharam o ano de 2021 com redução de 23% na fila total de espera  para o atendimento em todas as 25 especialidades oferecidas nas unidades. Foram zeradas as filas para consultas de pré-natal de alto risco, gastroenterologia,  angiologia, coloproctologia, hematologia e oftalmologia, que em janeiro de 2020 tinham mais de 23 mil usuários aguardando por consulta.

Serviço:

O CAE Iria Diniz funciona na avenida João César de Oliveira 3620, Eldorado; o CAE Ressaca funciona na rua Rodrigues da Cunha, 480 – Ressaca. Ambos os equipamentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Em sábados programados mensalmente, o CAE Iria funciona das 8h às 13h30.

 

Repórter: Jefferson Lorentz