Saúde Bucal

Norteada pelos princípios, diretrizes e fundamentos da Política Nacional de Saúde Bucal-Brasil Sorridente, a Rede de Atenção à Saúde Bucal do município de Contagem visa ampliar o acesso às ações e serviços de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos usuários e está organizada nos três níveis de atenção à saúde.

Em relação à Atenção Primária, o Município possui 38 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com consultório odontológico e um profissional na equipe de Consultório na Rua. Na Atenção Especializada Contagem possui um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que oferta atendimento para usuários oriundos da Atenção Básica nas seguintes especialidades: Traumatologia Bucomaxilofacial/Cirurgia Oral Menor; Endodontia, Estomatologia (Diagnóstico bucal, com ênfase na detecção de câncer bucal), Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais (PNE), Odontopediatria; Periodontia especializada; Prótese dentária (Prótese Total Removível, Prótese Parcial Removível Estética). O atendimento às urgências odontológicas é realizado nas 38 UBS de 8 às 17 horas e na UPA JK de 19 às 7 horas. O Município conta ainda com um cirurgião dentista no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

Na Atenção Terciária os atendimentos cirúrgicos de média complexidade e o atendimento sob anestesia geral para os Pacientes com Necessidades Especiais são realizados no Hospital Municipal de Contagem.

As categorias profissionais que compõem a rede são: Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), Cirurgião Dentista (CD) e Técnico em Saúde Bucal (TSB).

Para publicações e fluxos clique aqui.