Especializada

Sem categoria - 06/12/2019, 11:33:38

A organização dos serviços de Atenção Especializada é interdependente dos serviços da Atenção Básica (AB). Esta relação começa no atendimento do usuário na unidade básica com a resolução de suas necessidades próprias deste nível de atenção em saúde. Das Unidades Básicas de Saúde partem os encaminhamentos para outros níveis de complexidade, os quais devem sempre retornar à Atenção Básica para continuidade da assistência.

Na Atenção Especializada Contagem possui um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que oferta atendimento para usuários oriundos da Atenção Básica nas seguintes especialidades: Traumatologia Bucomaxilofacial/Cirurgia Oral Menor; Endodontia, Estomatologia (Diagnóstico bucal, com ênfase na detecção de câncer bucal), Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais (PNE), Odontopediatria; Periodontia especializada; Prótese dentária (Prótese Total Removível, Prótese Parcial Removível Estética). O atendimento às urgências odontológicas é realizado nas 38 UBS de 8 às 17 horas e na UPA JK de 19 às 7 horas. O Município conta ainda com um cirurgião dentista no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

Contagem é município sede para a oferta de serviços de assistência odontológica em ambiente hospitalar no Estado de Minas Gerais. O Hospital Municipal de Contagem (Hospital José Lucas Filho) é o hospital de referência para as Regiões de Saúde de Contagem e Betim.

Este serviço atende aos pacientes com necessidades especiais e aos pacientes com indicação de atendimento odontológico em ambiente hospitalar com anestesia geral e sedação, além de realizar procedimentos odontológicos cirúrgicos de média complexidade (cirurgia bucomaxilofacial). Para os atendimentos odontológicos cirúrgicos de alta complexidade a referência permanecerá em Belo Horizonte, considerando a lógica de redes hierarquizadas de atendimento em alta complexidade.

Em relação aos serviços de Assistência à Deformidade Crânio Facial, a referência para os usuários de Contagem é o Hospital da Baleia/Belo Horizonte . O agendamento dos pacientes com deformidade crânio facial é feito por meio da central de marcação de forma regulada. Há uma carteira de Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) disponível para apoiar o diagnóstico e a continuidade destes tratamentos.

Para publicações e fluxos clique aqui.

Para mais informações sobre onde encontrar as unidades Especializadas em Atendimento Odontológico clique aqui.

Sem categoria - 06/12/2019, 11:33:38