Residência Terapêutica

Saúde Mental - 25/11/2019, 16:21:50

Os Serviços Residenciais Terapêuticos são como o próprio nome indica residências criadas como o objetivo de acolher pessoas com transtorno mental grave que passaram por períodos superiores a dois anos de internação em Hospitais Psiquiátricos e Hospitais de Custódia. Esses usuários, devido ao longo processo de internação, perderam completamente ou possuem  vínculos familiares extremamente fragilizados, além de comprometimento de sua autonomia, necessitando de um cuidado diferenciado para que lhes seja garantido direitos e cidadania .

É preciso salientar que os serviços residenciais terapêuticos, assim como o Programa de Volta para Casa (que destinam aos moradores uma complementação de renda) são uma tentativa de resgate da dívida social histórica com o portador de transtorno mental, muitos deles privados de direitos básicos ao serem internados por manicômios por 30, 40, 50 ou mais anos.

Os Serviços Residenciais Terapêuticos além do cuidado direto ao usuário, trabalham dentro da lógica anti-manicomial e promovem atividades de busca da autonomia, de exercício da cidadania,  de inserção continuada do usuário na sociedade, bem como o resgate das relações familiares quando isso ainda é possível. Atualmente Contagem conta com 2 Serviços Residenciais Terapêuticos com 20 usuários inseridos.

Para mais informações sobre os endereços dos serviços de Saúde Mental no Município clique aqui.

Para publicações e fluxos clique aqui.

Saúde Mental - 25/11/2019, 16:21:50