Reabilitação

Atenção Especializada - 25/11/2019, 10:49:33

A reabilitação compreende um conjunto de medidas, ações e serviços orientados a desenvolver ou ampliar a capacidade funcional e desempenho dos indivíduos, tendo como objetivo desenvolver potencialidades, talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da autonomia e participação social em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. A reabilitação prevê uma abordagem interdisciplinar e o envolvimento direto de profissionais, cuidadores e familiares nos processos de cuidado.

As ações e serviços de reabilitação no Município de Contagem são ofertadas em qualquer ponto de atenção da rede pública de saúde. No entanto, são nos Serviços Especializados em Reabilitação, como Centros Especializados em Reabilitação, onde se concentra a oferta dessas ações. Estes serviços são em geral, de abrangência regional, qualificados para atender as pessoas com deficiência.

Assim, sempre que o usuário necessitar deverá procurar a Unidade Básica de Saúde de referência onde será avaliado por uma equipe, que fará as orientações necessárias. Caso seja detectado a necessidade de tratamento nas clínicas especializadas, o profissional realiza o encaminhamento para o CEAPS, onde a Junta Reguladora de Cuidados de Pessoas com Deficiência irá direcionar o usuário para o local de atendimento adequado, para avaliação e definição da conduta, conforme os critérios de prioridade

A ostomia é o único serviço em que o próprio usuário deverá procurar o CER IV, para marcar a avaliação. É preciso ligar nos números: (31) 3356 6909 ou (31) 3356 6901 para o agendamento.

Para publicações e fluxos clique aqui.

Para mais informações sobre os endereços dos serviços reabilitação no Município clique aqui.

Atenção Especializada - 25/11/2019, 10:49:33