Controle do Tabagismo

Atenção Primária - 25/11/2019, 10:49:32

O consumo do Tabaco contribui diretamente para o desenvolvimento de diversos agravos de saúde, cuja prevalência vem aumentando progressivamente no último século, gerando custos sociais e econômicos enormes. O tabaco, consumido de diferentes maneiras, configura-se hoje como a principal causa evitável de morte no Brasil e no mundo.

Dados recentes mostram que dos tabagistas que tentam parar de fumar (aproximadamente metade do total de tabagistas), apenas uma minoria recebe aconselhamento de um profissional de saúde sobre como parar e uma parte menor ainda recebe um acompanhamento adequado para este fim. Para enfrentar essa questão, com o intuito de universalizar o tratamento do tabagismo, o Ministério da Saúde (MS) instituiu o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil. 

O município de Contagem segue as Diretrizes do Ministério e desde 2014, o tratamento formal para cessação do tabagismo passou a ser ofertado nas Unidades de Básicas de Saúde, de forma planejada e monitorada. Para mais informações sobre onde encontrar as Unidades que realizam o Programa de Controle de Tabagismo, clique aqui.

Para publicações e fluxos clique aqui.

Atenção Primária - 25/11/2019, 10:49:32