Doenças e Agravos Transmissíveis

Atenção Primária - 11/09/2019, 13:54:48

As Doenças e Agravos Transmissíveis podem ser caracterizadas como doenças cujo agente etiológico é vivo e transmissível, podendo a infecção ser veiculada por um vetor, ambiente ou indivíduo.

No município de Contagem, as ações de vigilância e controle dessas doenças e agravos têm por objetivo, coordenar a resposta de notificação compulsória, além dos riscos existentes ou potenciais, com ênfase no planejamento, monitoramento, avaliação, produção e divulgação de conhecimento/informação para a prevenção e controle das condições de saúde da população, no âmbito da saúde coletiva, baseados nos princípios e diretrizes do SUS.

Para publicações e fluxos clique aqui.

COMITÊ DE ARBOVIROSES

Em fevereiro de 2009 a Secretaria Municipal de Saúde consolidou o Comitê Municipal de Enfretamento da Dengue, constituído por representantes das seguintes áreas técnicas:

• Vigilância em Saúde (Epidemiologia, Zoonoses e Vigilância Sanitária e em Saúde Ambiental)
  • Atenção Primária
  • Urgência e Emergência
  • SAMU
  • Apoio Diagnóstico
  • Assistência Farmacêutica.
  • Complexo Hospitalar

O comitê é responsável por elaborar o Plano Municipal de Enfrentamento com definição de fluxos assistenciais e ações prioritárias de controle e mobilização as Arboviroses.

Para publicações e fluxos clique aqui.

Atenção Primária - 11/09/2019, 13:54:48