Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF)

Atenção Primária - 11/09/2019, 13:33:29

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Primária no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de Atenção Primária (eAP) e equipe de Consultório na Rua (eCR).

A atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares, permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.

Para publicações e fluxos clique aqui.

Equipes

O NASF-AB no Município de Contagem atualmente é constituído por 12 equipes:

• NASF Industrial I e II;
  • NASF Eldorado I e II
  • NASF Sede I e II
  • NASF Petrolândia
  • NASF Nacional