Fonte: INEP – ( IDEB – Resultados e Metas) – Junho/2021
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
* O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados ( Prova Brasil ou Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – acrescido de informações sobre rendimento escolar (aprovação). É medido a cada dois anos e apresentado numa escala que varia de zero a dez.
Fonte: INEP – ( IDEB – Resultados e Metas) – Junho/2021
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
* O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados ( Prova Brasil ou Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – acrescido de informações sobre rendimento escolar (aprovação). É medido a cada dois anos e apresentado numa escala que varia de zero a dez.
Fonte: INEP – ( IDEB – Resultados e Metas) – Maio/2021
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
* O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados ( Prova Brasil ou Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – acrescido de informações sobre rendimento escolar (aprovação). É medido a cada dois anos e apresentado numa escala que varia de zero a dez.
Fonte: INEP – ( IDEB – Resultados e Metas) – Maio/2021
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
* O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados ( Prova Brasil ou Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – acrescido de informações sobre rendimento escolar (aprovação). É medido a cada dois anos e apresentado numa escala que varia de zero a dez.
Fonte: INEP – ( IDEB – Resultados e Metas) – Abril/2021
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
* O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados ( Prova Brasil ou Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – acrescido de informações sobre rendimento escolar (aprovação). É medido a cada dois anos e apresentado numa escala que varia de zero a dez.
Fonte: INEP – ( IDEB – Resultados e Metas) – Abril/2021
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
* O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados ( Prova Brasil ou Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – acrescido de informações sobre rendimento escolar (aprovação). É medido a cada dois anos e apresentado numa escala que varia de zero a dez.
Fonte: Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) – Fundação João Pinheiro. Abril/2021
Elaboração: Prefeitura do Município de Contagem/SEDECON
* Taxa de escolarização líquida indica o percentual da população em determinada faixa etária que se encontra matriculada no nível de ensino adequado à sua idade.
Fonte: Censo da Educação Básica – INEP. Abril/2021
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
Nota: Abrange as redes públicas e privadas de ensino.
*A distorção idade-série é a proporção de alunos com atraso escolar de 2 anos ou mais. No Brasil, a criança deve ingressar no 1º ano do ensino fundamental aos 6 anos de idade, permanecendo até o 9º ano, com a expectativa de que conclua os estudos nesta modalidade até os 14 anos de idade. Na faixa etária dos 15 aos 17 anos, o jovem deve estar matriculado no Ensino Médio. As principais causas para a distorção ocorre pela repetência (reprovação) e evasão escolar dos alunos.
Fonte: INEP – ( IDEB – Resultados e Metas) – 2017
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
* O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados ( Prova Brasil ou Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) -acrescido de informações sobre rendimento escolar (aprovação). É medido a cada dois anos e apresentado numa escala que varia de zero a dez. A meta para o Brasil é alcançar a média 6.0 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia. (Fonte: Qedu – http://academia.qedu.org.br/ideb/).
Fonte: Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) – Fundação João Pinheiro
Elaboração: Prefeitura do Município de Contagem/SEDECON
* A taxa líquida de frequência do ensino fundamental é a razão entre a população de 6 a 14 anos de idade matriculada no ensino fundamental e a população dessa faixa etária. A taxa líquida de frequência do ensino médio é a razão entre a população de 15 a 17 anos de idade matriculada no ensino médio e a população dessa faixa etária. Ambas as taxas utilizam no numerador as matrículas obtidas dos Censos Escolares (MEC/INEP) e no denominador a população retirada do Censo Demográfico para o ano de 2010 e a estimada para 2014.( Fonte: http://imrs.fjp.mg.gov.br/Home/IMRS)
Fonte: Índice Mineiro de Responsabilidade Social – Fundação João Pinheiro
Elaboração: Prefeitura do Município de Contagem/SEDECON
* Representa o acesso à educação infantil. É obtida pela razão entre a população de determinada faixa etária que frequenta escola ou creche e a população total nessa faixa etária.
Fonte: Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013
Elaboração: Prefeitura do Município de Contagem/SEDECON