X Conferência de Saúde acontece no início de dezembro e discutirá o Plano Municipal de Saúde

Notícia Principal - 23/11/2021, 17:51:07 - Repórter:

A Secretaria Municipal de Saúde de Contagem em coordenação conjunta com o Conselho Municipal de Saúde, realizará nos dias 3 e 4 de dezembro, na Faculdade Una, a X Conferência Municipal de Saúde, com intuito de debater e eleger as 20 propostas prioritárias da área da saúde, que irão compor o Plano Municipal de Saúde, para os anos de 2022/2025. No dia 3/12 de dezembro, o horário será das 18h às 22h. Já no dia 4/12, sábado, a conferência será das 8h às 18h. 

Este ano o tema da X Conferência Municipal de Saúde é “SUS Contagem: desafios pós pandemia” e foi organizada em três eixos:  eixo I – O papel da Vigilância em Saúde; eixo II – A organização da Atenção Primária e das Redes de Atenção;  eixo III – Financiamento da Rede SUS Contagem. 

Durante os meses de outubro e novembro foram realizadas as Pré-Conferências Distritais de Saúde, que elegeram 30 propostas principais por cada distrito de saúde, 10 em cada eixo, somando 240 propostas no total. Também foram eleitos 10 delegados titulares do segmento usuário e mais cinco delegados suplentes. Já no segmento trabalhador foram eleitos cinco delegados titulares e três suplentes, por distrito. Para o segmento gestor, não há eleição de delegados. Eles são representados pela gestão, obedecendo sempre à paridade prevista em lei.

Cerca de 800 pessoas participaram das oito pré-conferências que tiveram como objetivo debater com a população quais serviços e ações são prioridades na saúde para os próximos anos de acordo com a realidade de cada distrito. 

Ao todo, 192 delegados, 96 do segmento usuário, sendo 16 deles titulares e suplentes do Conselho Municipal de Saúde; 48 delegados do segmento trabalhadores, sendo oito titulares e suplentes do Conselho Municipal de Saúde e 48 delegados, indicados pela gestão, com oito conselheiros titulares e suplentes com assento no Conselho Municipal de Saúde, votarão nas 20 propostas prioritárias para a rede de saúde municipal.

Para o secretário de Saúde, Fabrício Simões, a realização da conferência é essencial para estabelecer as prioridades, de acordo com a necessidade da população, já que as propostas foram elaboradas ouvindo a comunidade de cada distrito. “A melhor forma de tomar decisões é ouvindo o usuário, suas demandas, para assim fazermos um planejamento de forma participativa, integrada e que atenda aqueles que utilizam o sistema. Temos um desafio muito grande pela frente que é pensar a Saúde após a pandemia da Covid-19, fato que nos mostrou ainda mais a importância do SUS”, afirma

Notícia Principal - 23/11/2021, 17:51:07 - Repórter:

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de Comunicação | Prefeitura de Contagem
Desenvolvido: Secretaria Municipal de Comunicação