Você sabe o que é Escarlatina? Veja o que é, como se prevenir e quais são os tratamentos

Notícias - 28/09/2021, 15:50:06 - Repórter:

O nome escarlatina não é muito comum em nosso cotidiano. Porém, ela é uma doença típica nesta época do ano, com o tempo seco. Hoje vamos entender bem do que se trata e como se prevenir contra essa enfermidade.

Escarlatina é uma doença infecciosa e muito contagiosa e se manifesta com dor na garganta, febre alta, língua muito vermelha e pele com coceira. Essa enfermidade é muito comum na infância, entre os 5 e 15 anos de idade.

Apesar de causar muito desconforto, o tratamento é feito com antibióticos como penicilina ou amoxicilina e o tempo para cura é de aproximadamente 10 dias. Cada pessoa pode ter essa doença três vezes na vida, considerando, segundo os estudos, que ela é originada de três diferentes bactérias.

Como é a transmissão?

Apesar de ser muito comum em crianças e adolescentes, a escarlatina também pode afetar adultos. A transmissão ocorre pelas gotículas da tosse ou espirro de alguém que está infectado. Ambientes fechados, como escritórios, cinemas, escolas, creches, são os principais para a propagação da doença.

Para diagnosticar essa doença o pediatra faz avaliação e caso seja necessário é feito também o pedido de exames laboratoriais para confirmar a presença da bactéria.

Principais sintomas

– Dor na barriga

– Desgaste excessivo

– Vermelhidão nas bochechas