Vereadora Duda Salabert vem a Contagem conhecer política de reciclagem e resíduos sólidos

Meio Ambiente - 22/10/2021, 15:37:56 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC

Nesta sexta-feira (22/10), a vereadora de Belo Horizonte, Duda Salabert (PDT/BH) e  assessores se reuniram com a prefeita Marília Campos, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Thereza Camisão Mesquita e o superintendente de Planejamento em Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente, João Batista de Lima Filho. O objetivo foi discutir questões relativas às políticas de resíduos orgânicos e reciclagem, bem como a parceria do município com os catadores de recicláveis.

A chefe do Executivo explicou aos visitantes o trabalho que a Secretaria de Meio Ambiente tem desenvolvido e que permitiu a ampliação do serviço de coleta seletiva para mais 16 bairros, em agosto, como a renovação do contrato de cooperação que estabelece a ampliação dos serviços e reforça a participação dos catadores de recicláveis no processo.

“Estamos expandindo a coleta no município e ampliando os benefícios sociais de assistência aos catadores associados. Hoje, um dos nossos maiores desafios é a organização dos catadores autônomos, que trabalham indo de porta em porta. Nosso objetivo é estabelecer uma relação mais orgânica com esse setor”, esclareceu.

Atualmente, Contagem tem coleta seletiva, de porta a porta, em 54 bairros, além de 127 condomínios residenciais, totalizando 16.700 apartamentos. São cerca de 30% da população atendida pelo serviço e 87 catadores cadastrados na Associação dos Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis – Asmac e na Associação Rede Solidária de Contagem – Coopercata.

Segundo a vereadora, Contagem é um exemplo na Região Metropolitana de Belo Horizonte no que se refere a coleta seletiva e o sucesso da experiência na área deve ser compartilhada com outros municípios. “Esse foi um primeiro encontro foi rico e saímos daqui com a expectativa que Contagem e Belo Horizonte podem caminhar juntas nesse cenário de coleta seletiva e valorização dos catadores”, afirmou Duda Salabert.

Ela ressaltou que os problemas relacionados à coleta seletiva e resíduos sólidos são problemas que acontecem em todos os municípios. “É importante que possamos discutir a questão para que as experiências sejam divididas. Esse encontro foi fundamental para que entendêssemos a realidade de Contagem para transpormos para BH, considerando a realidade de lá”, finalizou Duda.

Participaram da reunião o chefe de Gabinete, Douglas Miranda; o secretário de Governo, Pedro Amaral, além do assessor parlamentar e engenheiro ambiental, Felipe Gomes.

Reunião com Vereadora Duda Salabert - 22/10/2021

Meio Ambiente - 22/10/2021, 15:37:56 - Repórter: - Foto: Janine Moraes/PMC